29º Cine Ceará: quatro longas terão exibições especiais na programação

por: Cinevitor

mariacaritocearaLilia Cabral em Maria do Caritó: uma solteirona em busca do amor verdadeiro.

A 29ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontecerá entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro, em Fortaleza, acaba de anunciar os longas-metragens que terão Exibições Especiais neste ano.

Além do já divulgado A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, de Karim Aïnouz, escolhido para abrir o festival, outros dois diretores cearenses levam seus longas para o 29º Cine Ceará: Soldados da Borracha, documentário de Wolney Oliveira, e Pacarrete, de Allan Deberton, que encerra a programação. A ficção Maria do Caritó, estrelada por Lilia Cabral e dirigida por João Paulo Jabur, também está na lista e fará sua estreia mundial no Cine Ceará.

Conheça mais sobre os longas selecionados para Exibições Especiais:

SOLDADOS DA BORRACHA, de Wolney Oliveira
O documentário resgata a saga de cerca de 60 mil brasileiros, enviados para a região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a segunda Guerra Mundial, em mirabolante plano para extrair látex, material estratégico imprescindível para a vitória dos Aliados. As promessas da volta a casa como heróis da pátria e de aposentadoria equivalente à dos militares, nunca se cumpriram. Hoje centenas deles, já com idade avançada e em situação de pobreza, esperam o dia do reconhecimento oficial.

O documentário estreou mundialmente no 24º Festival É Tudo Verdade e conquistou o prêmio de melhor longa-metragem brasileiro pelo júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, ABD-SP.

MARIA DO CARITÓ, de João Paulo Jabur
Cansada da vida solitária que leva, Maria sonha em encontrar um verdadeiro amor. Prometida pelo pai para ser entregue virgem a São Djalminha, um santo de quem ninguém nunca ouviu falar, só mesmo um milagre poderia ajudar. A única certeza que Maria tem é que, custe o que custar, ela precisa desencalhar e sair de uma vez desse Caritó.

O longa é baseado em uma peça homônima, “escrita especialmente para o retorno da atriz Lilia Cabral ao teatro”, como conta o escritor Newton Moreno. A comédia dramática ficou cinco anos em cartaz antes de ganhar as telas dos cinemas e foi um verdadeiro sucesso de público. Indicada a seis categorias no Prêmio Shell, em 2010, a peça Maria do Caritó contou ainda com a vitória de Lilia Cabral na categoria de melhor atriz no Prêmio Contigo, em 2011. A sua première mundial será no 29º Cine Ceará.

pacarretevitoriafilmeMarcélia Cartaxo em cena de Pacarrete, de Allan Deberton.

PACARRETE, de Allan Deberton
Pacarrete é uma bailarina incomum que vive em Russas, no interior do Ceará. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança, como presente, para o povo. Mas parece que ninguém se importa.

O longa estreou mundialmente no Festival Internacional de Cinema de Xangai e foi selecionado para a mostra competitiva do Festival de Gramado. No Cine Ceará, foi escolhido para ser o filme de encerramento. A exibição será no dia 6 de setembro, no Cineteatro São Luiz.

A VIDA INVISÍVEL DE EURÍDICE GUSMÃO, de Karim Aïnouz
Rio de Janeiro, 1950. Eurídice, 18, e Guida, 20, são duas irmãs inseparáveis que moram com os pais em um lar conservador. Ambas têm um sonho: Eurídice o de se tornar uma pianista profissional e Guida de viver uma grande história de amor. Mas elas acabam sendo separadas pelo pai e forçadas a viver distantes uma da outra. Sozinhas, elas irão lutar para tomar as rédeas dos seus destinos, enquanto nunca desistem de se reencontrar.

Após vencer o prêmio de melhor filme na mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes, o projeto foi contemplado com o também inédito CineCoPro Award no Filmfest München, na Alemanha. O longa de Aïnouz foi escolhido para ser o filme de abertura do festival e será exibido dia 30 de agosto, no Cineteatro São Luiz.

*Clique aqui e confira a lista completa com os longas selecionados para a competição.

Fotos: Selmy Yassuda/Divulgação.

Comentários