27º Cine Ceará anuncia integrantes do júri da mostra competitiva de longas-metragens

por: Cinevitor

juriceara2Cena do filme Santa & Andrés, de Carlos Lechuga: na disputa pelo prêmio principal.

O 27º Cine Ceará anunciou nesta terça-feira, 11/07, os integrantes do júri da Mostra Competitiva Ibero-americana de longa-metragem desta edição, que acontecerá entre os dias 5 e 11 de agosto no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.

Na programação, sete longas disputam o Troféu Mucuripe, que será concedido aos vencedores nas categorias de melhor filme, direção, fotografia, edição, roteiro, som, trilha sonora original, direção de arte, ator e atriz. Os membros do júri são: Ernesto Garratt Viñes, Isabel Martinez, Luis Peirano, Maria Dora Mourão e Victor Luckert Barela.

O chileno Ernesto Garratt Viñes trabalhou na revista Qué Pasa e nos jornais La Tercera e El Mercurio, onde atua hoje como crítico de cinema no suplemento Wikén. Por seu apoio à divulgação jornalística e a crítica do cinema chileno no país, Viñes recebeu, em 2011, o prêmio do Sanfic – Santiago Festival Internacional de Cinema. Tem sido jurado em festivais de cinema como os de Londres, Moscou e Cannes.

Nascida na Costa Rica, Isabel Martinez atua como produtora e diretora. Mudou-se para a Nicarágua na adolescência, país onde iniciou precocemente sua carreira. Dirigiu seu primeiro documentário com apenas 17 anos. Este filme lhe abriu caminho para produzir e dirigir projetos para emissoras de TV, ONGs, agências de notícias e estudar cinema no CCC – Centro de Capacitación Cinematográfica no México e na conceituada Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de lo Baños. Entre as produções que lhe renderam maior destaque está o seu primeiro longa documental Soy Cuba, O Mamute Siberiano, premiado como o melhor documentário no Festival de Gramado, e O Estado do Mundo, dirigido por cinco reconhecidos diretores e selecionado para a Quinzena de Realizadores do Festival de Cannes. Em 2014, Isabel produziu o filme A Estrada 47, coprodução entre Brasil, Itália e Portugal.

Luis Peirano é professor sênior da Pontifícia Universidade Católica do Peru, onde dirige a Faculdade de Artes Cênicas. Foi Ministro de Estado de Cultura do Governo Peruano. Sociólogo, é especialista em assuntos de comunicação e cultura, participou como diretor de atores em diversas produções cinematográficas e dirigiu várias peças.

A brasileira Maria Dora Mourão é professora titular do Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP, com pós-doutorado pela École des Hautes Etudes en Science Sociales (EHESS), de Paris. Montou vários filmes, entre eles São Paulo – Sinfonia e Cacofonia, de Jean Claude Bernardet e São Paulo – Cinemacidade, de Aloysio Raulino. É membro do Conselho da Cinemateca Brasileira e atual Presidente de CILECT – Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et Télévision (The International Film and Television School Association).

De nacionalidade venezuelana e residente em Buenos Aires, na Argentina, Victor Luckert Barela é engenheiro de som em Cinema. Ocupou vários cargos em instituições do estado venezuelano como: coordenador da plataforma do Cinema e Meios Audiovisuais no Estado Nueva Esparta, diretor do Festival de Cinema Latino-americano e Caribenho de Margarita (seis edições) e presidente da Distribuidora Nacional de Cinema Amazônia Filmes. Tem quase 40 anos de experiência no audiovisual venezuelano, tendo participado no trabalho de som em mais de 70 filmes entre curtas e longas-metragens; e como produtor, em mais de 30 projetos audiovisuais documentais e curtas-metragens, e um longa-metragem. Como diretor, tem 14 documentários e cinco curtas de ficção.

O 27º Cine Ceará acontece entre os dias 5 e 11 de agosto no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.

Foto: Divulgação.

Comentários