10º CINEFANTASY anuncia seleção e edição on-line; atriz Gilda Nomacce será homenageada

por: Cinevitor

seuamordevoltacinefantasyO Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele Não Queira), de Bertrand Lira: selecionado.

O CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico foi criado com o objetivo de incentivar, debater e divulgar o cinema fantástico e seu universo. Mas também, fomentar a reflexão e fortalecer os laços entre realizadores, produtores e distribuidores. Neste ano, o evento promete uma edição histórica, mesmo com os problemas causados pela pandemia de Covid-19.

Com uma seleção de 140 filmes, entre longas e curtas de 30 países, o CINEFANTASY acontecerá entre os dias 6 e 20 de setembro. Pela primeira vez no Brasil, um festival de cinema terá sua abertura em um cine drive-in, no caso, a pré-estreia mundial do filme O Cemitério das Almas Perdidas, do cineasta capixaba Rodrigo Aragão, que acontecerá no Belas Artes Drive-in, no dia 6 de setembro. Logo, a partir do dia 7, o festival continua em uma versão on-line que será exibida no Belas Artes À La Carte. Além do inédito filme de Aragão na noite de abertura, o festival exibirá ainda outros cinco longas-metragens do diretor.

Neste ano, o CINEFANTASY recebeu 780 títulos inscritos, de 58 países e dos cinco continentes. A programação conta com première brasileira de 12 longas-metragens e de vários curtas, muitos inéditos no continente americano. A edição deste ano tem uma marca muito especial de acordo com a diretora do festival, Monica Trigo: “Em meio à pandemia que mudou o comportamento e a economia do planeta, conseguimos construir um festival colaborativo no sentido de grandes parcerias, sem um único centavo de recursos públicos, mas tecido com muitas mãos generosas e qualificadas. Parceiros brasileiros e internacionais, uma plataforma consolidada e eficiente, o apoio da FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantastico. Teremos 140 obras e 14 dias de festival”.

O curador geral Eduardo Santana convidou 12 profissionais do audiovisual para compor a equipe da curadoria: Alfredo Suppia, Ana Paula Nogueira, Camila Borca, Carlos Nazareno, Celso Duvecchi, Eduardo Santana, Filippo Pitanga, Francisco Gaspar, Kátia Nascimento, Marcelo Carrard, Marciel Consani e Monica Trigo.

O Brasil está presente em todas as mostras com um total de três longas e 32 curtas-metragens. A Espanha é mais uma vez o segundo país com mais filmes em competição, com um total de 26 filmes; a França aparece com 11 filmes. No terceiro ano consecutivo da Mostra Mulheres Fantásticas, a presença feminina se amplia: em 2018 foram exibidas 10 produções, em 2019 foram 27 e nesta edição são 36 obras com mulheres na direção entre longas e curtas.

Neste momento de pandemia, o CINEFANTASY pensou em um novo público e promoverá duas mostras competitivas inéditas: Pequenos Fantásticos, uma sessão para crianças composta por nove curtas-metragens com filmes falados em português ou sem diálogos; e a mostra FantasTeen, voltada para o público adolescente e composta por dez filmes.

O CINEFANTASY contempla os melhores longas e curtas-metragens de fantasia, horror e ficção científica com o Troféu José Mojica Marins. Há categorias exclusivas de estimulo à cineastas brasileiros como a Mostra Brasil Fantástico para curtas nacionais. O título vencedor recebe como premiação da Mistika o serviço de encode DCP de até 15 minutos e do CTAv o empréstimo de uma câmera blackmagic e acessórios por duas semanas ou até 20 horas de mixagem. Este ano, a AIC, Academia Internacional de Cinema, premia o melhor curta-metragem estudante com uma bolsa integral para o curso de Trilha Sonora e o melhor curta-metragem amador com uma bolsa integral para o curso de Assistente de Direção. Além disso, todos os filmes de curta-metragem brasileiros serão analisados pelo júri da Elo Company e o vencedor receberá como premiação a representação comercial no território nacional pelo período de 12 meses em diversas plataformas.

Pela primeira vez no Brasil será realizada uma mostra de curtas-metragens da FANTLATAM – Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico com filmes indicados por nove festivais membros. Uma oportunidade de conhecer os melhores filmes do universo fantástico da América Latina em uma única sessão. Os filmes selecionados representam a produção argentina, brasileira, chilena, mexicana, panamenha e uruguaia.

Nesta 10ª edição, o CINEFANTASY homenageia a atriz Gilda Nomacce, que tem mais de cem filmes na carreira, entre curtas e longas, como: Quando Eu Era Vivo, de Marco Dutra; Ausência, de Chico Teixeira; Trabalhar Cansa e As Boas Maneiras, da dupla Juliana Rojas e Marco Dutra; Minha Única Terra é na Lua, de Sergio Silva; os recentes Todos os Mortos, de Caetano Gotardo e Marco Dutra; Meu Nome é Bagdá, de Caru Alves de Souza; e os esperados Casa das Antiguidades, de João Paulo Miranda Maria, Adeus ao Comandante, de Sérgio Machado e Obsolência, de João Marcos de Almeida. A atriz também estará presente na programação com o curta-metragem 5 Estrelas, de Fernando Sanches.

Conheça os filmes selecionados para a 10ª edição do CINEFANTASY:

LONGAS-METRAGENS

Adverso (Adverse), de Brian A. Metcalf (EUA)
Animais Anônimos (Les Animaux Anonymes), de Baptiste Rouveure (França)
Antro – O Filme Mais Mortal Já Feito (Antrum – The Deadliest Film Ever Made), de Michael Laicini e David Amito (Canadá)
Cabrito, de Luciano de Azevedo (Brasil)
Chamadas para os Sonhos (Call for Dreams), de Ran Slavin (Israel/França)
O Patalarga (El Patalarga), de Mercedes Moreira (Argentina)
Na Pedreira (En el Pozo), de Bernardo e Rafael Antonaccio (Uruguai)
Exílio (Exile), de Vassilis Mazomenos (Grécia)
George Hilton – O Mundo é dos Audazes (George Hilton – Il Mondo é Degli Audaci), de Daniel Camargo (Brasil/Itália)
A Voz do Pai (Az Úr Hangja), de György Pálfi (Hungria/Canadá)
Jim Botão e Lucas, o Maquinista (Jim Knopf Und Lukas Der Lokomotivführer), de Dennis Gansel (Alemanha)
A Festa Silenciosa (La Fiesta Silenciosa), de Diego Fried (Argentina/Brasil)
Nightshooters, de Marc Price (Reino Unido)
Nogochi, de Toumani Sangaré (Mali)
O Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele Não Queira), de Bertrand Lira (Brasil, PB)
Tubarões Voadores (Sky Sharks), de Marc Fehse (Alemanha)
Terminal Praia Grande, de Mavi Simão (Brasil, MA)
A Mulher da Foto (Woman of the Photographs), de Takeshi Kushida (Japão)
Diabo Vermelho (Diablo Rojo Pty), de Sol Charlotte e J. Oskura Nájera (Panamá)
Mareld, de Ove Valeskog (Suécia)

CURTAS-METRAGENS | AMADOR

A Balada dos Anjos e Demônios, de Marcelo Domingues (Brasil, SP)
Boar’s Road, de Jorge F. S. Neto (Brasil, SP)
Eco, de Lucas Carvalho (Brasil, ES)
Náusea, de Thomas Webber (Brasil, PR)
Um Pesadelo Sedoso, de Bia Palmer (Brasil, MG)
O Covarde, de Fillipe Ramos (Brasil, PE)
Astro, de Flora Serra (Brasil, SP)
Olhos de Carvão, de Raquel Alvarez (Brasil, MG)

CURTAS-METRAGENS | ANIMAÇÃO

Sobre o Amor (Armastusest), de Girlin Bassovskaja (Estônia)
Aceitar (Accept), de Chen, Yan-Ting (Taiwan)
Comendo Cérebros, de Almir Correia (Brasil, PR)
O Mergulho de Marianna (Il Tuffo Di Marianna), de Gianfrancesco Iacono (Itália)
Grafite (Mine De Plomb), de Arthur Valter, Robin Delmond, Fanny Lambert, Lino Talfer, Noémie Six e Théo Emsellem (França)
Nimbus, de Marcos Buccini (Brasil, PE)
O Peculiar Crime do Estranho Sr. Jacinto, de Bruno Caetano (França/Portugal)
Obsolescência, de Jesús Martínez Tormo (Espanha)
Enquanto Nossos Corações Baterem (Tant Que Nos Coeurs Battent), de Jason Mégrelis, Sylvan Charmasson, Charlotte Dudzicki, Kévin Lagrue, Marion Légier, Hradini Parikh e Léa Zafrilla (França)
As Mãos (The Hands), de Shayan Naghibi (Irã)
As Asas (Tiivad), de Riho Unt (Estônia)
De Onde Vem a Chuva (Whence Comes the Rain), de Elio Quiroga (Espanha)

CURTAS-METRAGENS | BRASIL FANTÁSTICO

5 Estrelas, de Fernando Sanches (SP)
O Homem das Gavetas, de Duda Rodrigues (PE)
A Volta, de Flavio Langoni (RJ)
Sussurros, de Fabio Knoll (SP)
O Pequeno Chupa-Dedo, de Emanuel Lavor e Pedro Buson (DF)
Mais Uma Madrugada Fria, de Eduardo Basile (SP)

CURTAS-METRAGENS | ESPANHA FANTÁSTICA

Um Gostinho (A Little Taste), de Victor Català
O Último Pensionista (El Último Pensionista), de David Doménech
Assédio (Grooming), de Francisco Yélamos Martín
O Sinal (La Señal), de Santi Gatto
Maré (Mare), de Guiller Vázquez
Meu Nome é Koji (Mi Nombre Es Koji), de David Muñoz
Não Apropriado para Menores (No Apto Para Menores), de Daniel Noblom
Norman, de Gigi Romero
Quero Te Contar Algo (Quiero Contarte Algo), de J. K. Alvarez
Rotina: a Proibição (Routine: the Proibición), de Sam Orti
Eu, Monstro (Yo, Monstruo), de Paco Ruiz

CURTAS-METRAGENS | ESTUDANTE

Grief, de Pedro Brasil (AIC, Rio de Janeiro/RJ)
A Porta, de Orlando Merola Junior (Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro/RJ)
Limbo, de Anna Gabriela Alves (AIC, Rio de Janeiro/RJ)
O Repto, de Ana Carolina e Lays Kislley (Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação – Projeto LuCa, Santa Luzia do Itanhy/SE)
Nada Acontece em Curitiba, de Vitor Sawaf (FAP/UNESPAR, Curitiba/PR)
O Filho do Homem, de Fillipe Rodrigues (FAV/UFPA, Belém/PA)
Pequena Jornada até a Praia, de Gabriel de Souza Vieira (UFF, Niterói/RJ)
Sempre que Chove, de Pierre Rodrigues (AIC, São Paulo/SP)

CURTAS-METRAGENS | FANTASIA

Teoria Sobre um Planeta Estranho, de Marco Antonio Pereira (MG)
O Bazar (El Bazar), de Luis Fernández Jardón (Espanha)
Reflexo (Reflet), de Paul Guerin e François Guerin (França)
Rio de Caracóis (Río de Caracoles), de Ángela Tobón Ospina (Colômbia)
Babá de Monstro (Monster Sitter), de Elena Beatrice e Daniele Lince (Itália)
Sob a Espuma (Sous La Mousse), de Ollivier Briand (França)
O Faroleiro (Fyrvaktaren), de Ole-André Rønneberg (Noruega)

CURTAS-METRAGENS | FANTASTEEN

Pólvora (Gunpowder), de Romane Faure, Nathanael Perron, Léa Detrain, Benoît de Geyer D’Orth, Pei-Hsuan e Anne-Lise Kubiak (França)
Querido Sr. Burton (Dear Mr. Burton), de Maj Jukic (Reino Unido)
O Poço (The Well), de Neal Dhand (República Tcheca)
Tumbili, de Brando Benetton (EUA)
Desconfinamento (Deconfinement), de Sebastien Liebus (França)
Pipo e o Amor é Cego (Pipo Et L’amour Aveugle), de Hugo Le Gourrierec (França)
Um Grande Salto para Neil (One Giant Leap for Neil), de Silvester Zwaneveld, Raven Baars e David Mohrmann (EUA)
Star Rock, de Raul Colomer e Aitor Herrero (Espanha)
Você é o que Você Come (You Are What You Eat), de Sheng-Young Ye (Taiwan)
Claudia e o Crocodilo, de Raquel Piantino (Brasil)

CURTAS-METRAGENS | FANTÁSTICA DIVERSIDADE

Amor Sangue Dor, de Magnum Borini (Brasil, SP/RS)
Pilulas Pretas (Black Pill), de Jessi Gaston (EUA)
Meu Querido Perfeito (Mon Cheri Parfait), de Wei-Cheng Chen (Taiwan)
Meu Namorado, o Bicho-Papão (My Boyfriend the Boogeyman), de Nikhail Asnani (EUA)
O Toque dos Meus Lábios te Visita na Penumbra da Noite, de Caio de Santis (Brasil, SP)
Polter, de Álvaro Vicario (Espanha)
Purpleboy, de Alexandre Siqueira (Portugal/França/Bélgica)
Como se Fosse (Things That Might Have Been), de Farhad Pakdel (Canadá)
Seu Dia de Sorte (Tu Dia de Suerte), de Fele Martínez (Espanha)

CURTAS-METRAGENS | FANTLATAM

De Volta à Montanha (Camino al Monte), de Santiago Fabrizio (Argentina)
Who’s That Man Inside My House?, de Lucas Reis (Brasil)
Pinball, de Nicanor Loreti (Argentina)
Pelos Velhos Tempos, de Ulisses da Motta (Uruguai/Brasil, RS)
Sombras de Alicia, de Giordano Wood e Sergio Beltrán (Chile)
Devora-Me (Devórame), de Helena Aguilera (México)
O Lado Maligno (El Lado Perverso), de Miguel Torena (Uruguai)
Juan Melgar Junín, de Sebastian Touma (Panamá)
Seleção (Seleccion), de Diego G. Medina (Argentina)

CURTAS-METRAGENS | FICÇÃO CIENTÍFICA

Corpo (Experiência Necessária) (Bodyman (Experience Required)), de Ryan R. Browne e Nick Ciffone (EUA)
Consuma (Consume), de Bruno Gradaschi (Argentina)
DAR(K)WIN Project, de Charles Mercier (França)
Eco, de Aitor de Miguel (Espanha)
Elétrico (Électrique), de François Le Guen (França)
Mãe (Mutti), de Xavier Baeyens (Alemanha/Bélgica)
Polvotrón 500, de Silvia Conesa (Espanha)
Sobre Nossas Cabeças, de Susan Kalik e Thiago Gomes (Brasil, BA)
Colher (Spoon), de Victor Velasco (EUA)

CURTAS-METRAGENS | HORROR

Celular, de André Pinto e Henrique Spencer (Brasil, PE)
Cinzas, de Gonzalo Mellid (Argentina)
Feroz (Ferine), de Andrea Corsini (Itália)
Seguidores (Follow), de Felix Charin (Alemanha)
Simetria Perfeita (Lay Them Straight), de Robert DeLeskie (Canadá)
Limbo, de Dani Viqueira (Espanha)
O Barbeiro (The Barber), de Sergiy Pudich (Ucrânia)
Wrightwood, de Skyler Caleb e Daniel Weiss (EUA)

CURTAS-METRAGENS | MULHERES FANTÁSTICAS

Nuvem de Fogo (A Cloud on Fire), de Julie Gaston (Alemanha)
Escombro, de Anne Salles (Brasil, SC)
Fúria (Fury), de Paulette Lecaros (Chile)
Crítica Interior (Inner-Critic), de Tara Tusher (EUA)
Lili, de Yfke Van Berckelaer (Holanda)
Terroir, de Dawn Westlake (EUA)
O Presente (The Gift), de Jacintha Charles (EUA)
Monstros Virão (There Will Be Monsters), de Carlota Pereda (Espanha)
Uma Mulher Feliz (Una Mujer Feliz), de Toñi Martín (Espanha)

CURTAS-METRAGENS | PEQUENOS FANTÁSTICOS

Gato The Cat, de Paula de Abreu (Brasil, MG)
Eu, um Monstro? (Me, a Monster?), de Belinda Bonan (Espanha)
Entre Frestas (Entre Baldosas), de Nicolás Conte (Argentina)
Super-Mamãe (Babymon), de Nicolás Conte (Taiwan)
Robô (Bot), de Jing-Yu Wang (Taiwan)
Paraíso (Eden), de Rodrigo Canet (Espanha)
Herói de Brinquedo (Model Fantasy), de Zi-Jie Shu (Taiwan)
Lembrancinhas (Souvenir), de Cristina Vilches Estella (Espanha/Suíça)
A Pequena Menina (The Encounter Story), de Yu–Jie Ciou (Taiwan)

RETROSPECTIVA RODRIGO ARAGÃO

A Mata Negra (2018)
A Noite do Chupa-Cabras (2011)
As Fábulas Negras (2015)
Mangue Negro (2008)
Mar Negro (2015)

Foto: Divulgação.

Comentários