Morre, aos 37 anos, o ator francês Gaspard Ulliel

por: Cinevitor
O ator no Festival de Cannes, em 2016, para lançar É Apenas o Fim do Mundo, de Xavier Dolan.

Morreu nesta quarta-feira, 19/01, aos 37 anos, o ator francês Gaspard Ulliel. Segundos informações divulgadas pela imprensa internacional, ele ficou gravemente ferido depois de sofrer um acidente em uma estação de esqui em La Rosière, sudeste da França, na terça-feira. O artista chegou a ser transportado para o hospital, mas não resistiu.

Nascido no subúrbio parisiense de Boulogne-Billancourt, Gaspard estudou cinema na Universidade de Saint-Denis e começou a atuar quando ainda estava na escola. Seu primeiro trabalho profissional foi uma participação na série Mission protection rapprochée, em 1997.

Depois disso, estudou na Cours Florent, uma escola de teatro francesa, e foi descoberto pelo cineasta André Téchiné, que lhe ofereceu um papel no drama Anjo da Guerra, lançado em 2003. Por seu trabalho no filme, exibido no Festival de Cannes, recebeu o prêmio de ator revelação no Étoiles d’Or e foi indicado, em 2004, ao Prêmio César, o Oscar francês, como ator em ascensão. Antes disso, foi indicado na mesma categoria, um ano antes, pelo filme Beije Quem Você Quiser, de Michel Blanc. Até que em 2005, indicado pela terceira vez, foi premiado pelo drama Eterno Amor, de Jean-Pierre Jeunet.

Em 2007, ganhou destaque ao protagonizar Hannibal, a Origem do Mal, de Peter Webber. Porém, a consagração veio em 2014 ao interpretar o famoso estilista Yves Saint Laurent na cinebiografia Saint Laurent, de Bertrand Bonello. O longa, exibido na Competição Oficial do Festival de Cannes, lhe rendeu uma indicação ao Prêmio César de melhor ator e uma vitória no Lumiere Awards. Para divulgar o filme, Gaspard e o diretor estiveram no Brasil e conversaram com o CINEVITOR; clique aqui e assista.

Com É Apenas o Fim do Mundo, de Xavier Dolan, também exibido em Cannes, Gaspard Ulliel recebeu o prêmio de melhor ator no César, foi indicado no CinEuphoria Awards e premiado no Riviera International Film Festival. Ao longo da carreira, atuou em diversas produções, entre elas: Enquanto Houver Esperança, Paris, Te Amo, Pacto de Sangue, A Arte de Amar, Eva, Les confins du monde, A Revolução em Paris, A Dançarina, Sibyl, entre outras.

O ator francês deixa alguns trabalhos inéditos, como a série Cavaleiro da Lua, produzida pelo Disney+ e que estreia em março; e o filme Plus que jamais, de Emily Atef. Gaspard também estava confirmado em La Bête, ficção científica de Bertrand Bonello, que está em pré-produção.

Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images Europe.

Comentários