II AFRONTE – Festival de Cinema LGBTQIAP+: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor
Cena do curta Meninos Rimam, de Lucas Nunes: selecionado.

A segunda edição do AFRONTE – Festival de Cinema LGBTQIAP+ acontecerá entre os dias 5 e 9 de maio em formato virtual. O evento teve o cuidado em representar a pluralidade da sigla LGBTQIAP+ na frente e atrás das telas, desta vez não apenas por profissionais que ocupam o cargo de direção, mas ampliando a representação para outros cargos chaves.

Neste ano, foram 227 filmes inscritos, das cinco regiões do Brasil, e 26 selecionados divididos em quatro mostras competitivas: “Os filmes que compõem as quatro mostras reverberam de uma forma potente em nosso imaginário, e com suas temáticas e personagens marcantes nos mostram representações que nos fazem confirmar que é possível nos vermos em nossa amplitude e diversidade. As obras, cada uma com sua singularidade, nos fizeram rir, nos emocionar, ter medo, e sentir esperança ao nos possibilitarem acessar outra realidade possível, seja ela do presente, futuro ou passado”, disse André Santos, diretor geral do festival.

A curadoria foi formada por André Santos, Ronaldo Melo, Rosy Nascimento, Tereza Duarte e Vitória Real. O Júri Oficial conta com Anti Ribeiro, Helio Ronyvon, Julia Morais, Pipa Dantas, Fabíola Silva e Marlom Meirelles; o Júri da Crítica, formado por membros da ACCiRN, Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte, conta com Laisa Trojaike, Sihan Felix e Thales Azevedo.

O festival tem caráter competitivo e serão concedidos oito prêmios livres e três prêmios de melhor filme (premiação no valor de R$ 500,00) pelo Júri Oficial; além de quatro prêmios do Júri Popular, com votação pelo site. Os títulos estarão disponíveis durante todos os dias do evento.

Além disso, a programação conta com oficinas e bate-papos com os realizadores dos filmes, que serão mediados por Franco Fonseca e Rosy Nascimento. Eles serão transmitidos no canal do YouTube do festival, assim como a cerimônia de encerramento e premiação.

O AFRONTE teve sua primeira edição em dezembro de 2019 e se preocupou em ser o primeiro festival de cinema do Rio Grande do Norte a trazer em sua programação apenas filmes dirigidos por profissionais LGBTQIAP+, priorizando as narrativas que dessem destaque ao protagonismo desse nicho.

A violência contra a população LGBTQIAP+ está diretamente conectada com a discriminação que transpassa a sociedade. Em 2013, o Rio Grande do Norte foi considerado um dos estados mais violentos para a comunidade LGBTQIAP+ no Brasil. Recentemente, em 2018, um mapeamento inédito, feito no estado pela ativista Rebecka de França, mostra um cenário de violência moral, física e de exclusão sobre a população LGBTQIAP+.

Conheça os filmes selecionados para o II AFRONTE:

MOSTRA AFETOS

À Beira do Planeta Mainha Soprou a Gente, de Bruna Barros e Bruna Castro (BA)
Acesso, de Julia Leite (SP)
Aonde Vão Pés, de Débora Zanatta (PR)
Marie, de Leo Tabosa (PE)
Meninos Rimam, de Lucas Nunes (SP)
O que Pode um Corpo?, de Victor Di Marco e Márcio Picoli (RS)

MOSTRA DEVIRES

Abjetas 288, de Júlia da Costa e Renata Mourão (SE)
Ada, de Rafaela Uchoa (BA)
Aliena, de Pedro Spieker (RS)
Etruska Waters em: O Tombamento da Republiqueta, de Thiago Bezerra Benites (PR)
Onde a Fé Tem Nos Levado, de Neto Asterio (SE)
Os Últimos Românticos do Mundo, de Henrique Arruda (PE)

MOSTRA O QUE NÃO SOMOS

Agachem, Segurem, Formem, Arrasem, de Caio Baú (SP)
Piu Piu, de Alexandre Figueirôa (PE)
Primavera de Fernanda, de Débora Zanatta e Estevan de la Fuente (PR)
Sangro, de Tiago Minamisawa, Bruno H. Castro e Guto BR (SP)
Tenebrosas?, de Jhonatan Bào (SP)
Véu, de Stéphanie Moreira (RN)
Você Já Tentou Olhar nos Meus Olhos?, de Tiago Felipe (PR)

MOSTRA TRAJETÓRIAS

Canudos em Minha Pele, de Rosa Amorim (PE)
Encruza, de Bruna Andrade, Gleyser Ferreira, Maíra Oliveira e Uilton Oliveira (RJ)
Espírito que Caminha, de Gabriela Barreto Daldegan (AC)
Joãosinho da Goméa, O Rei do Candomblé, de Janaina Oliveira ReFem e Rodrigo Dutra (RJ)
Pátria, de Lívia Costa e Sunny Maia (CE)
Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira (SP)

*O II AFRONTE – Festival de Cinema LGBTQIAP+ é uma realização da Caboré Audiovisual e tem patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc.

Foto: Divulgação.

Comentários