Festival Sundance de Cinema 2022: filmes brasileiros são selecionados

por: Cinevitor
Zélia Duncan e Bruna Linzmeyer no curta Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui.

A 44ª edição do Festival Sundance de Cinema, um dos eventos mais importantes do cinema independente, que acontecerá entre os dias 20 e 30 de janeiro de 2022, anunciou nesta quinta-feira, 09/12, sua seleção oficial. Por conta da pandemia de Covid-19, o festival será em formato híbrido: presencial e on-line.

Neste ano, foram inscritos 14.849 títulos, entre eles, 3.762 longas-metragens (1.652 dos Estados Unidos e 2.110 internacionais). Dos 82 longas selecionados, de 28 países, 42% são de cineastas estreantes.

O cinema brasileiro marca presença nesta edição com três títulos, entre eles: Marte Um, de Gabriel Martins, na Competição Internacional Drama de ficção. O filme retrata uma família negra de classe média baixa, que vive às margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente de extrema direita. O elenco conta com Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião e Cícero Lucas.

Outro destaque brasileiro é o curta-metragem Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui, de Érica Sarmet, com Zélia Duncan, Bruna Linzmeyer, Camila Rocha, Clarissa Ribeiro e Lorre Motta no elenco. Na trama, cansada da solidão, uma motoqueira de meia-idade decide participar de uma festa lésbica pela primeira vez. Lá, ela conhece quatro jovens queers que compartilham sua casa e afeto.

Na Competição Internacional de Documentário, destaque para The Territory, de Alex Pritz, uma coprodução entre Brasil, Dinamarca e Estados Unidos. O filme mostra o povo indígena Uru-eu-wau-wau, que viu sua população diminuir e sua cultura ser ameaçada desde que entrou em contato com não-índios brasileiros. Apesar da promessa de domínio sobre seu próprio território de floresta tropical, eles enfrentaram incursões ilegais de extração e mineração ambientalmente destrutivas e, mais recentemente, invasões de grilagem de terras estimuladas por políticos de direita como o presidente Jair Bolsonaro. Sem o apoio do governo em parar tal invasão descarada, o povo Uru-eu-wau-wau montou sua própria equipe de mídia, usando a tecnologia para expor a verdade e lutar.

Em comunicado oficial, Robert Redford, presidente do Sundance Institute, disse: “Este ano, esperamos comemorar os contadores de histórias mais inovadores desta geração, à medida que compartilham seu trabalho em uma ampla gama de gêneros e formas. Esses artistas forneceram uma luz durante os tempos mais sombrios e estamos ansiosos para dar as boas-vindas para suas visões únicas do mundo e vivenciá-las juntos”.

Conheça os filmes selecionados para o Festival de Sundance 2022:

COMPETIÇÃO AMERICANA | DRAMA

892, de Abi Damaris Corbin
Alice, de Krystin Ver Linden
Blood, de Bradley Rust Gray
Cha Cha Real Smooth, de Cooper Raiff
Dual, de Riley Stearns
Emergency, de Carey Williams
Master, de Mariama Diallo
Nanny, de Nikyatu Jusu
Palm Trees and Power Lines, de Jamie Dack
Watcher, de Chloe Okuno

COMPETIÇÃO AMERICANA | DOCUMENTÁRIO

Aftershock, de Paula Eiselt
Descendant, de Margaret Brown
Fire of Love, de Sara Dosa
Free Chol Soo Lee, de Julie Ha
I Didn’t See You There, de Reid Davenport
Jihad Rehab, de Meg Smaker
The Exiles, de Ben Klein e Violet Columbus
The Janes, de Tia Lessin e Emma Pildes
TikTok, Boom., de Shalini Kantayya

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | DRAMA

Brian and Charles, de Jim Archer (Reino Unido)
Dos Estaciones, de Juan Pablo González (México)
Gentle, de Anna Eszter Nemes e László Csuja (Hungria)
Girl Picture, de Alli Haapasalo (Finlândia)
KLONDIKE, de Maryna Er Gorbach (Ucrânia/Turquia)
Leonor Will Never Die, de Martika Ramirez Escobar (Filipinas)
Marte Um (Mars One), de Gabriel Martins (Brasil)
The Cow Who Sang a Song Into The Future, de Francisca Alegría (Chile/França/EUA/Alemanha)
Utama, de Alejandro Loayza Grisi (Bolívia/Uruguai/França)
You Won’t Be Alone, de Goran Stolevski (Austrália)

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL | DOCUMENTÁRIO

A House Made of Splinters, de Simon Lereng Wilmont (Dinamarca)
All That Breathes, de Shaunak Sen (Índia/Reino Unido)
Calendar Girls, de Maria Loohufvud e Love Martinsen (Suécia)
Midwives, de Snow Hnin Ei Hlaing (Myanmar)
Nothing Compares, de Kathryn Ferguson (Irlanda/Reino Unido)
Sirens, de Rita Baghdadi (EUA/Líbano)
Tantura, de Alon Schwarz (Israel)
The Mission, de Tania Anderson (Finlândia)
The Territory, de Alex Pritz (Brasil/Dinamarca/EUA)
We Met in Virtual Reality, de Joe Hunting (Reino Unido)

CURTAS-METRAGENS | FICÇÃO | INTERNACIONAL

Au revoir Jérôme! (Goodbye Jerome!), de Gabrielle Selnet, Adam Sillard e Chloé Farr (França)
Bump, de Maziyar Khatam (Canadá)
Egúngún (Masquerade), de Olive Nwosu (Nigéria)
Love Stories on the Move, de Carina Gabriela Dașoveanu (Romênia)
Maidenhood, de Xóchitl Enríquez Mendoza (México)
Makassar is a City for Football Fans, de Khozy Rizal (Indonésia/França)
Motorcyclist’s Happiness Won’t Fit Into His Suit, de Gabriel Herrera (México)
Orthodontics, de Mohammadreza Mayghani (Irã)
Precious Hair & Beauty, de John Ogunmuyiwa (Reino Unido)
Reckless, de Pella Kågerman (Suécia)
Sandstorm/Mulaqat, de Seemab Gul (Paquistão)
Shark, de Nash Edgerton (Austrália)
Sweet Nothing, de Joana Fischer e Marie-Christine Kenov (Suíça)
The Headhunter’s Daughter, de Don Josephus Raphael Eblahan (Filipinas)
THE RIGHT WORDS, de Adrian Moyse Dullin (França)
Uma Paciência Selvagem me Trouxe Até Aqui, de Érica Sarmet (Brasil)
Warsha, de Dania Bdeir (França/Líbano)

CURTAS-METRAGENS | FICÇÃO

Champ, de Hannah Peterson (EUA)
Close Ties to Home Country, de Akanksha Cruczynski (EUA)
Daddy’s Girl, de Lena Hudson (EUA)
F^¢K ’€M R!GHT B@¢K, de Harris Doran (EUA)
Hallelujah, de Victor Gabriel (EUA)
Huella, de Gabriela Ortega (EUA)
IF I GO WILL THEY MISS ME, de Walter Thompson-Hernández (EUA)
Starfuckers, de Antonio Marziale (EUA)
Stranger Than Rotterdam with Sara Driver, de Lewie Kloster e Noah Kloster (EUA)
Training Wheels, de Alison Rich (EUA)
Work, de April Maxey (EUA)
You Go Girl!, de Shariffa Ali (EUA)
ᎤᏕᏲᏅ (Udeyonv) (What They’ve Been Taught), de Brit Hensel (EUA)

CURTAS-METRAGENS | DOCUMENTÁRIO

$75,000, de Moïse Togo (França/Mali)
Chilly and Milly, de William David Caballero (EUA)
Deerwoods Deathtrap, de James P Gannon (EUA)
Displaced, de Samir Karahoda (Kosovo)
Kicking the Clouds, de Sky Hopinka (EUA)
Listen To the Beat of Our Images, de Audrey Jean-Baptiste (Guiana Francesa/França)
Long Line of Ladies, de Rayka Zehtabchi e Shaandiin Tome (EUA)
Prayers for Sweet Waters, de Elijah Ndoumbe (África do Sul/Reino Unido)
Sub Eleven Seconds, de Bafic (EUA)
The Martha Mitchell Effect, de Anne Alvergue e Debra McClutchy (EUA)
The Panola Project, de Rachael DeCruz e Jeremy S. Levine (EUA)
What Travelers Are Saying About Jornada del Muerto, de Hope Tucker (EUA)
You’ve Never Been Completely Honest, de Joey Izzo (EUA)

CURTAS-METRAGENS | ANIMAÇÃO

Bestia, de Hugo Covarrubias (Chile)
Meal on the Plate, de Chenglin Xie (EUA/China)
Night Bus, de Joe Hsieh (Taiwan)
Soft Animals, de Renee Zhan (EUA/Reino Unido)
Swallow the Universe, de Nieto (França)
THE FOURTH WALL, de Mahboobeh Kalaee (Irã)
the HORK, de Nicole Elizabeth Stafford (EUA)
We Are Here, de Doménica Castro e Constanza Castro (EUA)
Zoon, de Jonatan Schwenk (Alemanha)

CURTAS-METRAGENS | MIDNIGHT

Appendage, de Anna Zlokovic (EUA)
Breathe, de Stephen Kang (Nova Zelândia)
Chaperone, de Sam Max (EUA)
Rendang of Death, de Percolate Galactic e Andri “Yujin Sick” (Indonésia)
Socrates’ Adventures in the Under Ground, de Aria Covamonas (México)
Tundra, de José Luis Aparicio (Cuba)
While Mortals Sleep, de Alex Fofonoff (EUA)

NEXT

A Love Song, de Max Walker-Silverman (EUA)
Every Day In Kaimukī, de Alika Tengan (EUA)
Framing Agnes, de Chase Joynt (Canadá/EUA)
Mija, de Isabel Castro (EUA)
RIOTSVILLE, USA, de Sierra Pettengill (EUA)
Something In The Dirt, de Justin Benson e Aaron Moorhead (EUA)
The Cathedral, de Ricky D’Ambrose (EUA)

PREMIERES

2nd Chance, de Ramin Bahrani (EUA)
AM I OK?, de Stephanie Allynne e Tig Notaro (EUA)
Brainwashed: Sex-Camera-Power, de Nina Menkes (EUA)
Call Jane, de Phyllis Nagy (EUA)
DOWNFALL: The Case Against Boeing, de Rory Kennedy (EUA)
Emily the Criminal, de John Patton Ford (EUA)
Final Cut, de Michel Hazanavicius (França)
God’s Country, de Julian Higgins (EUA)
Good Luck to You, Leo Grande, de Sophie Hyde (Reino Unido)
Honk For Jesus. Save Your Soul., de Adamma Ebo (EUA)
jeen-yuhs: A Kanye Trilogy, de Clarence “Coodie” Simmons e Chike Ozah (EUA)
La Guerra Civil, de Eva Longoria Bastón (Reino Unido)
Living, de Oliver Hermanus (Reino Unido)
Lucy and Desi, de Amy Poehler (EUA)
My Old School, de Jono McLeod (Reino Unido)
Resurrection, de Andrew Semans (EUA)
Sharp Stick, de Lena Dunham (EUA)
The Princess, de Ed Perkins (Reino Unido)
To the End, de Rachel Lears (EUA)
We Need To Talk About Cosby, de W. Kamau Bell (EUA)
When You Finish Saving the World, de Jesse Eisenberg (EUA)

SPOTLIGHT

After Yang, de Kogonada (EUA)
Happening, de Audrey Diwan (França)
Neptune Frost, de Anisia Uzeyman e Saul Williams (EUA/Ruanda)
The Worst Person in the World, de Joachim Trier (Noruega)
Three Minutes – A Lengthening, de Bianca Stigter (Holanda)

MIDNIGHT

Babysitter, de Monia Chokri (Canadá/França)
FRESH, de Mimi Cave (EUA)
Hatching, de Hanna Bergholm (Finlândia)
Meet Me in The Bathroom, de Dylan Southern e Will Lovelace (Reino Unido)
PIGGY, de Carlota Pereda (Espanha)
Speak No Evil, de Christian Tafdrup (Dinamarca)

KIDS

Maika, de Ham Tran (Vietnã)
Summering, de James Ponsoldt (EUA)

SPECIAL SCREENINGS

Last Flight Home, de Ondi Timoner (EUA)

NEW FRONTIER PERFORMANCES

32 Sounds, de Sam Green (EUA)
Cosmogony, de Gilles Jobin, Susana Panadés Diaz, Camilo de Martino e Tristan Siodlak (Suíça)

Foto: Divulgação.

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