Dois filmes brasileiros são selecionados para a mostra Generation do Festival de Berlim 2017

por: Cinevitor

duairenesberlimIsabela Torres e Priscila Bittencourt em cena de As Duas Irenes.

Novos filmes foram anunciados na programação do 67º Festival de Berlim. Até agora, 15 produções integrarão a mostra Generation, que exibe uma impressionante gama de abordagens cinematográficas com histórias de jovens sobre viagens internas e externas que capturam uma sensação de anseio por horizontes novos e alterados.

Neste ano, dois filmes brasileiros se destacam entre os selecionados: Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira, que conta a história de Ruben, vivido por Marat Descartes e Nalu, papel de Maria Galant, pai e filha que precisam reaprender a se relacionar após a morte da avó da menina, recebeu os prêmios de melhor direção, fotografia e atriz coadjuvante para Verónica Perrotta no Festival do Rio e foi escolhido como o melhor filme da 40ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo pela Abraccine; e As Duas Irenes, de Fabio Meira, premiado como melhor filme do Festival do Rio de 2013, que parte da descoberta de uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior, onde o pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela, Irene.

“Estrear na Generation possibilita ao filme se inserir numa discussão que me interessa sobre a juventude, não como algo homogêneo, mas com um olhar para sua diversidade”, disse a cineasta Cristiane Oliveira, que também estará em Berlim como um dos talentos selecionados para participar do Talents, espaço de capacitação e networking.

A Generation seleciona obras unidas pelo tema das experiências juvenis e há sete anos o Brasil não tinha um representante nesta seção do Festival de Berlim. Para Meira, o filme não poderia estrear em lugar melhor: “A entrada na maturidade é um tema clássico do cinema, a Generation é o lugar do filme”.

Além disso, o documentário On the Road, dirigido por Michael Winterbottom, será o filme de abertura da mostra.

Conheça os filmes selecionados para a Generation do Festival de Berlim 2017:

GENERATION 14PLUS:

Almost Heaven, de Carol Salter (Reino Unido)
Butterfly Kisses, de Rafael Kapelinski (Reino Unido)
Ceux qui font les révolutions à moitié n’ont fait que se creuser un tombeau (Those Who Make Revolution Halfway Only Dig Their Own Graves), de Mathieu Denis e Simon Lavoie (Canadá)
Emo the Musical, de Neil Triffett (Austrália)
Mulher do Pai (A Woman and the Father), de Cristiane Oliveira (Brasil/Uruguai)
My Entire High School Sinking into the Sea, de Dash Shaw (EUA)
Krolewicz Olch (The Erlprince), de Kuba Czekaj (Polônia)
Weirdos, de Bruce McDonald (Canadá)

GENERATION KPLUS:

As Duas Irenes (Two Irenes), de Fabio Meira (Brasil)
Die Häschenschule – Jagd nach dem Goldenen Ei (Rabbit School – Guardians of the Golden Egg), de Ute von Münchow-Pohl (Alemanha)
Primero enero (January), de Darío Mascambroni (Argentina)
Red Dog: True Blue, de Kriv Stenders (Austrália)
Richard the Stork, de Toby Genkel e Reza Memari (Alemanha/Bélgica/Luxemburgo/Noruega)
Tesoros, de María Novaro (México)
Shi Tou (Stonehead), de Xiang Zhao (China)

Foto: Divulgação/Sinny Assessoria.

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