Dira Paes é homenageada com o Troféu Oscarito no 45º Festival de Gramado

por: Cinevitor

diraoscarito2Dira Paes no palco: emoção e aplausos.

Com 33 anos de carreira e mais de 40 filmes no currículo, a atriz paraense Dira Paes foi homenageada com o Troféu Oscarito, destinado a grandes atores da cinematografia brasileira, na sexta-feira, 25/08, no 45º Festival de Cinema de Gramado.

Ainda na plateia, Dira foi surpreendida pela presença da atriz gaúcha Araci Esteves, que reviveu, no Palácio dos Festivais, a protagonista do longa Anahy de las Misiones, de 1997, na qual sua personagem procurava a filha Luna, interpretada por Dira no longa de Sérgio Silva. Convocada pela Anahy de Araci, a homenageada subiu ao palco para receber o Troféu Oscarito.

“Eu devo tudo ao cinema brasileiro, que terminou de me criar, me apresentou pessoas que viraram referências para minha personalidade. O cinema faz parte da minha vida há 33 anos e o que eu divido com vocês é um agradecimento”, disse a atriz, emocionada.

Dira também aproveitou o momento não apenas para prestar homenagem ao cinema brasileiro, mas também para se juntar aos cineastas que, em Gramado, se mobilizaram para defender a renovação da Lei do Audiovisual: “Peço, em nome da classe do audiovisual brasileiro que tanto o ministro da Cultura quanto o presidente da República possam pensar em discutir políticas audiovisuais com os profissionais do audiovisual. Nós sabemos o que é bom para o cinema brasileiro!”, finalizou.

Antes da homenagem, Dira Paes participou de uma coletiva de imprensa no Hotel Serra Azul e falou sobre o início de sua carreira, Lei do Audiovisual, que foi vetada pelo presidente Michel Temer naquela tarde, relembrou algumas de suas personagens marcantes e também sua passagem por Gramado em outras edições.

Aperte o play e confira os melhores momentos da coletiva e da homenagem:

O CINEVITOR está em Gramado e você acompanha a cobertura do evento por aqui e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Diego Vara/Pressphoto.

Comentários