Conheça os vencedores do Festival Internacional de Cinema de Roterdã 2021

por: Cinevitor

pebblestigerawardTiger Award: o indiano Pebbles, de Vinothraj P.S., foi o grande vencedor.

Foram anunciados neste domingo, 07/02, os vencedores da 50ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdã (IFFR, International Film Festival Rotterdam), considerado um dos maiores do mundo e que destaca talentos cinematográficos dirigidos por novos cineastas.

Neste ano, o cinema brasileiro estava representado com duas produções. Na competição oficial, conhecida como Tiger Competition, com Madalena, de Madiano Marcheti; e Carro Rei, de Renata Pinheiro, na seção Big Screen Competition.

O drama indiano Pebbles, de Vinothraj P.S., foi eleito o melhor filme e recebeu o Tiger Award, além do prêmio de 40 mil euros. Segundo o júri, é uma obra “aparentemente simples e humilde” e “uma lição de puro cinema”. A justificativa ainda diz: “Embora lide com a pobreza extenuante das paisagens devastadas pela seca do sul da Índia, conseguiu cativar o júri com sua beleza e humor”.

Durante a cerimônia on-line de premiação, a cineasta americana Kelly Reichardt, de First Cow, foi homenageada com o Prêmio Robby Müller, que destaca um “criador de imagens” (diretor de fotografia, cineasta ou artista visual). Por conta da pandemia de Covid-19, o evento foi dividido em duas partes. Nesta primeira, o público assistiu aos filmes em formato virtual; a próxima etapa será em junho.

Conheça os vencedores do International Film Festival Rotterdam 2021:

TIGER COMPETITION

Melhor Filme: Pebbles, de Vinothraj P.S. (Índia)
Prêmio Especial do Júri: I Comete – A Corsican Summer, de Pascal Tagnati (França) e Looking For Venera, de Norika Sefa (Kosovo/Macedônia)

BIG SCREEN COMPETITION
Melhor Filme: El perro que no calla, de Ana Katz (Argentina)

PRÊMIO DO PÚBLICO | BankGiro Loterij Audience Award
Quo vadis, Aida?, de Jasmila Žbanić (Bósnia e Herzegovina)

PRÊMIO FIPRESCI
The Edge of Daybreak, de Taiki Sakpisit (Tailândia/Suíça)

AMMODO TIGER SHORT AWARDS
Melhor curta-metragem: Sunsets, everyday, de Basir Mahmood (Itália), Terranova, de Alejandro Pérez Serrano e Alejandro Alonso Estrella (Cuba) e Maat Means Land, de Fox Maxy (EUA)

PRÊMIO KNF | CURTA-METRAGEM
Manifesto, de Ane Hjort Guttu (Noruega)

EUROPEAN FILM AWARD | CURTA-METRAGEM
Flowers blooming in our throats, de Eva Giolo (Itália)

PRÊMIO YOUTH JURY
La nuit des rois, de Philippe Lacôte (França)

PRÊMIO ROBBY MÜLLER
Kelly Reichardt

Foto: Divulgação/IFFR.

Comentários