A Felicidade das Coisas, de Thais Fujinaga, chega aos cinemas no dia 19 de maio

por: Cinevitor
Magali Biff e Lavinia Castelari em cena.

O longa-metragem A Felicidade das Coisas, da cineasta Thais Fujinaga, já tem data para chegar aos cinemas. Depois de ser exibido e premiado em festivais nacionais no ano passado, o filme teve estreia confirmada para o dia 19 de maio.

Primeiro longa-metragem dirigido por Thais Fujinaga, conhecida pelos curtas L e Os Irmãos Mai, A Felicidade das Coisas ganhou o Prêmio Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema, na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. O filme também recebeu os prêmios de melhor roteiro e atriz coadjuvante para Magali Biff no Fest Aruanda; e foi premiado no XVII Panorama Internacional Coisa de Cinema e na oitava edição da Mostra de Cinema de Gostoso.

A trama acompanha Paula, uma mulher de 40 anos que está grávida de seu terceiro filho. Com as crianças e sua mãe, ela se hospeda na modesta casa de veraneio recém comprada por sua família, no litoral paulista, onde pretende fazer melhorias como, por exemplo, a construção de uma piscina. Mas as coisas não se mostram muito favoráveis a esse sonho. Ao mesmo tempo, seu filho adolescente está se afastando dela, descobrindo um novo mundo na medida em que amadurece.

Para Fujinaga, A Felicidade das Coisas é fruto de uma combinação entre lembranças de sua infância e imaginação. O roteiro, assinado também pela cineasta, faz analogias entre os acontecimentos mais concretos do filme com a situação do Brasil em um delicado e impactante momento político: “A Felicidade das Coisas nos aproxima de uma mulher que experimenta uma espécie de ressaca, o refluxo de todas as coisas pelas quais ela ansiava, mas não podia ter. Através dela, vemos como o amor materno pode se revelar de formas tortuosas, afetado por sentimentos de ressentimento e de culpa. Paula luta contra as impossibilidades materiais como uma forma de escapar de suas frustrações e trazer alegria para a vida de sua família. Seus esforços acontecem no campo do consumo, ela quer ter uma piscina”, disse a diretora.

O filme foi rodado exatamente na região onde a cineasta passou os verões de sua adolescência, o que acabou tendo como reflexo uma dinâmica pessoal de lembranças na obra. Além disso, quando Fujinaga filmou o longa, em 2019, o Brasil passava por um revés político, social, cultural e econômico, o qual também teve o seu impacto na construção da história: “Estávamos filmando enquanto a ANCINE, a agência federal responsável pelo desenvolvimento do cinema nacional, estava sendo destruída pelo novo governo. O primeiro longa poderia ser o último. A piscina de Paula e o filme que estava sendo feito começaram a ter um significado análogo para mim; ambos eram o símbolo de um quase lá, da felicidade que tinha que ser adiada”, pontuou a cineasta. Clique aqui e assista nossa entrevista com a diretora, realizada no Fest Aruanda, em João Pessoa.

O elenco do filme conta com Patrícia Savary, Magali Biff, Messias Gois e Lavinia Castelari. O longa conta com produção da Filmes de Plástico, coprodução da Lira Cinematográfica e distribuição da Embaúba Filmes.

Confira o trailer de A Felicidade das Coisas:

Foto: Divulgação.

Comentários