Tzarevna Descamada

por: Cinevitor

Tzarevna Scaling

Direção: Uldus Bakhtiozina

Elenco: Viktoria Assovskaya, Uldus Bakhtiozina, Albina Berens, Alina Korol, Aleksandra Kysotskaya, Mária Pavlová, Xenia Popova-Pendereckaya, Adelia Severinova, Serafima Solovyova, Valentina Yasen.

Ano: 2020

Sinopse: Polina, uma vendedora de peixes, não tem conseguido dormir, pois está preocupada com o seu irmão. Uma estranha idosa lhe oferece um chá, transformando seu sono em um conto de fadas.

Crítica: A artista visual russa Uldus Bakhtiozina é conhecida por seu trabalho em fotografias artísticas e videoclipes. Em Tzarevna Descamada, seu primeiro longa-metragem como diretora, ela reúne todo o seu estilo e referências para narrar um conto de fadas folclórico e extravagante. Entre figurinos deslumbrantes e maquiagens impecáveis, o filme entrega um visual alegórico que lembra editorias de moda conceituados. Bakhtiozina, que bebe diretamente na fonte da cultura pop, constrói uma narrativa lúdica e visualmente impactante. Ainda que deixe a desejar no roteiro, com toques de surrealismo, Tzarevna Descamada cumpre seu papel de conto de fadas contemporâneo. Há momentos que se parecem com videoclipes (e rendem ótimas cenas), mas há também uma preocupação em retratar as personagens com dinamismo. Nessa viagem pop, colorida e moderna, o longa dialoga com o experimental e brinca com diversos elementos fashionistas para contar sua história. Uldus Bakhtiozina é, de fato, uma artista criativa para ficar de olho, que já gera curiosidade sobre seus próximos trabalhos. (Vitor Búrigo)

*Filme visto no 10º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba.

Nota do CINEVITOR:

Comentários