Sessão Mutual Films apresenta o programa Dois Lados do Pacífico com filmes de Seijun Suzuki e Lewis Klahr

por: Cinevitor

marcaassassinoimsMariko Ogawa e Jô Shishido em A Marca do Assassino, do cineasta japonês Seijun Suzuki.

A Sessão Mutual Films, realizada no Instituto Moreira Salles, é um evento bimestral com o propósito de criar diálogos entre as várias faces do meio cinematográfico, trazendo para o público, sempre que possível, filmes, restaurações e eventos inéditos em sessões duplas. A curadoria é realizada pelo crítico de cinema e programador Aaron Cutler e a artista plástica Mariana Shellard.

O programa Dois Lados do Pacífico, que será realizado em março, apresenta um diálogo entre Tóquio e Los Angeles por meio de filmes de um recém-falecido mestre do cinema pop japonês e de um cineasta experimental americano contemporâneo, muito influenciado por ele. A sessão mergulha no universo de vanguarda pop, a partir de uma obra marcante e icônica da época e uma contemporânea que se volta às referências do passado com o olhar do presente.

A Marca do Assassino (1967), um dos filmes mais cultuados de Seijun Suzuki, é um neo-noir sobre a manipulação corporativa na disputa entre os maiores assassinos de aluguel do Japão; será exibido em uma nova cópia DCP. A animação 66 (2015), de Lewis Klahr, é um filme colagem de narrativa fragmentada com referências à mitologia grega, organizado em 12 episódios que representam o ano 1966; e terá sua estreia brasileira no IMS.

Os filmes serão exibidos em São Paulo nos dias 21 e 24 de março, e no Rio de Janeiro nos dias 23 e 27. A primeira sessão em São Paulo de A Marca do Assassino terá apresentação de Fernando Brito, curador da Versátil Home Video; a primeira sessão de 66 no Rio de Janeiro será apresentada pelo designer gráfico e pesquisador Lucas Albuquerque. Também, no Rio, haverá um debate com o crítico Ruy Gardnier após a primeira exibição do filme de Seijun Suzuki.

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Foto: Divulgação.

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