Programa Judaico: nova plataforma de streaming promove cinema judaico e debates

por: Cinevitor

elultimotrajefestivalÁngela Molina e Miguel Ángel Solá em El último traje.

A plataforma Programa Judaico já está em atividade oferecendo sessões de filmes independentes e encontros sobre temas variados, judaicos e afins. O primeiro evento foi realizado em abril deste ano, em conjunto com a CIP, Congregação Israelita Paulista, e promoveu um debate com o cineasta israelense Yair Lev, diretor do documentário You Only Die Twice, também exibido na ocasião.

O próximo encontro será nos dias 6 e 7 de junho, com exibição do filme Golda’s Balcony, de Scott Schwartz, premiado em vários festivais judaicos em 2019. Depois da sessão, no dia 7, às 17h30, será realizado um bate-papo on-line com a atriz e produtora cultural Mônica Guimarães e com a curadora do Festival de Cinema Judaico, Daniela Wasserstein.

O filme é um monólogo encenado em Nova York sobre Golda Meir, importante figura na história de Israel. Além de primeira embaixadora israelense, na extinta União Soviética, em 1948, ela foi Ministra do Interior, Ministra das Relações Exteriores, Ministra do Trabalho e secretária-geral do Mapai. Também esteve à frente do Estado de Israel em seu momento mais dramático: a Guerra do Yom Kipur. Morreu, aos 80 anos, em 1978.

goldasbalconyfilmeTovah Feldshuh em Golda’s Balcony.

Em tempos de pandemia de Covid-19, a ideia é conversar sobre a força das mulheres nas crises e sobre como ficará o teatro e o cinema de agora em diante. Golda estará sempre ligada à política no Oriente Médio, mas o filme mostra não só a primeira-ministra, como também a mulher por trás da sua imagem pública. Golda’s Balcony ficará disponível na plataforma gratuitamente durante os dois dias para um número limitado de 400 acessos. O espectador precisa apenas informar seu nome e e-mail para assistir ao filme.

Ainda em junho, já estão confirmados mais dois filmes seguidos de debate em parceria com a Congregação Israelita Paulista: o drama israelense Cadarços (Laces), de Jacob Goldwasser, premiado no Seattle Jewish Film Festival, entre outros; e o filme argentino El último traje, de Pablo Solarz, exibido na 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e premiado em diversos festivais, como Seattle, Miami e Atlanta Jewish Film Festival.

A ideia é oferecer ao público interessado em cinema e em cultura uma alternativa para assistir em casa produções selecionadas de qualidade que não estão disponíveis nas grandes plataformas de streaming: “Para um público ainda não muito familiarizado com essa tecnologia, a Datatix está oferecendo mecanismos bem acessíveis e amigáveis, assim como suporte técnico durante a sessão”, disse Jair Szapiro, da Datatix.

Para participar, clique aqui e acompanhe a programação no site.

Fotos: Divulgação.

Comentários