Pandora Filmes comemora 30 anos com mostra especial; programação terá exibições em película e debates

por: Cinevitor

amoresexpressospandoraBrigitte Lin em Amores Expressos, de Wong Kar-Wai.

Em 2019, a Pandora Filmes completa 30 anos de atuação e para celebrar esta data realizará uma semana de programação especial, no Petra Belas Artes. Serão 13 longas cults lançados no Brasil pela distribuidora exibidos em película, além de 2 filmes inéditos. Algumas sessões serão seguidas de debates, realizados em parceria com a Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

A abertura para convidados será no dia 11 de setembro, com a exibição de Papicha, dirigido por Mounia Meddour, longa inédito no Brasil, que foi um dos destaques do último Festival de Cannes, na mostra Un Certain Regard, e escolhido para representar a Argélia na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional.

“Nestes 30 anos pude realizar meu sonho de quando comecei: trazer para o Brasil o que de melhor era produzido no cinema mundial e relançar cópias restauradas de alguns dos maiores clássicos do cinema”, disse André Sturm. “Fui formada pelos filmes distribuídos pela Pandora e é muito legal poder contribuir com esta história que segue com a mesma ousadia no presente. Seguimos apostando em filmes que depois são contemplados com a Palma, o Oscar e outros prêmios importantes, o que certifica nosso olhar afiado para o que há de mais relevante na cinematografia mundial”, celebra Paula Cosenza.

Na programação, destacam-se: Trainspotting – Sem Limites, de Danny Boyle, com trilha sonora ao vivo; o indicado ao Oscar As Bicicletas de Belleville, de Sylvain Chomet; Amores Expressos, primeiro filme de Wong Kar-Wai a estrear no país; Morte em Veneza, de Luchino Visconti, que será exibido em cópia restaurada; além do inédito Adoniran – Meu Nome é João Rubinato, de Pedro Serrano.

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos.

Confira a programação da Mostra 30 Anos Pandora:

12/9, quinta-feira:
14h: O Gosto dos Outros, de Agnès Jaoui (2000)
19h, O Passageiro, Profissão Repórter, de Michelangelo Antonioni (1975) (sessão seguida de debate com Inácio Araújo e Luiz Carlos Merten)

13/9, sexta-feira:
14h: Concorrência Desleal, de Ettore Scola (2001)
19h: Paixão Selvagem, de Serge Gainsbourg (1976) (sessão seguida de debate com Fernando Oriente e Nayara Reynaud)

14/9, sábado:
14h: As Bicicletas de Belleville, de Sylvain Chomet (2003)
17h: Trainspotting – Sem Limites, de Danny Boyle (1996) (sessão com música ao vivo)
19h: Morte em Veneza, de Luchino Visconti (1971)

15/9, domingo:
14h: O Balão Vermelho (curta) (1956) e Cavalo Branco (1953), de Albert Lamorisse
19h: Amores Expressos, de Wong Kar-Wai (1994)

16/9, segunda-feira:
14h: Tomboy, de Céline Sciamma (2011)
19h: Tabu, de Nagisa Ôshima (1999) (sessão seguida de debate com César Zamberlan e Neusa Barbosa)

17/9, terça-feira:
14h: Adoniran – Meu Nome é João Rubinato, de Pedro Serrano (2018)
19h: A Lei do Desejo, de Pedro Almodóvar (1987) (sessão seguida de debate com Antônio Carlos Egypto e Luiza Lusvarghi)

18/9, quarta-feira:
14h: Medos Privados em Lugares Públicos, de Alain Resnais (2006)
19h: O Invasor, de Beto Brant (2001) (sessão seguida de debate com Maria do Rosário Caetano e Beto Brant)

Os ingressos da mostra também terão preço especial: R$ 18,00 (inteira) e R$ 9,00 (meia) e poderão ser adquiridos na bilheteria do cinema ou pelo site na semana de abertura da mostra. Alguns ingressos serão sorteados para o público nas redes sociais da Pandora.

Foto: Divulgação/Pandora Filmes.

Comentários