O Novíssimo Cinema da Paraíba: mostra especial exibirá longas e curtas no Belas Artes À La Carte

por: Cinevitor
Ingrid Trigueiro e Zezita Matos em Rebento, de André Morais.

O Belas Artes À La Carte exibirá com exclusividade, entre os dias 5 e 18 de agosto, o festival O Novíssimo Cinema da Paraíba. A mostra, composta por sete longas e dezessete curtas-metragens, apresentará gratuitamente no streaming o que há de melhor na produção cinematográfica recente do estado.

O festival é realizado em parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), da Prefeitura Municipal de João Pessoa e tem início em uma data importante: no dia 5 de agosto é celebrada a fundação da Paraíba. “São onze anos da implementação da política pública de produção de obras cinematográficas pela Fundação Cultural de João Pessoa/Funjope, o Edital Walfredo Rodriguez de Produção Audiovisual, que leva o nome do cineasta primeiro da nossa Paraíba, que na década de vinte, com uma câmera 35mm, desbravou o Estado da Paraíba, do sertão ao litoral, documentando as mais diversas manifestações da nossa cultura, e em 1929 lança o filme Sob o Céu Nordestino”, explica Paulo Roberto, Gerente da Divisão de Audiovisual e curador da mostra.

“Com essa implementação, inaugurou-se o Novíssimo Cinema da Paraíba, uma produção alicerçada na organização da classe trabalhadora do cinema local, que conquistou os meios de produção e agora colhe os seus frutos. São filmes de curta e longa-metragem, que, por meio de documentários e ficções, convidam a descobrir as diversas Parahybas desse Estado alicerçado na sua cultura marcante e multifacetada”, completou.

Entre os destaques do festival estão dois filmes inéditos: o longa A República das Selvas, de Manoel Fernandes Neto, que retrata uma república de estudantes localizada no litoral da Paraíba, meses após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, e o rescaldo de uma ebulição política sem precedentes; e o curta Cabidela’s Bar, de Tadeu de Brito. A programação conta também com filmes premiados, como: Sol Alegria, de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira; Rebento, de  André Morais; o curta-metragem Faixa de Gaza, com Marcélia Cartaxo, entre muitos outros.

Além disso, duas atividades paralelas estão confirmadas na programação com conversas ao vivo sobre os filmes e o mercado de cinema na Paraíba. No dia 10/08, às 19h, o bate-papo O Novíssimo Cinema da Paraíba contará com Torquato Joel, diretor de Ambiente Familiar; Bertrand Lira, do longa O Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele Não Queira); Tavinho Teixeira, de Sol Alegria; Eliezer Rolim, diretor de Beiço de Estrada; e André Morais, de Rebento. Já no dia 17/08, às 19h, a conversa O Mercado de Cinema na Paraíba contará com Manoel Fernandes, diretor de A República das Selvas; Rodolpho de Barros, do curta A Ética das Hienas; Lúcio César, diretor de Faixa de Gaza; Otto Cabral, diretor de Animais na Pista; e Odécio Antônio, diretor de Contínuo e Menino Azul.

Conheça os filmes do festival O Novíssimo Cinema da Paraíba:

LONGAS-METRAGENS

A República das Selvas, de Manoel Fernandes Neto
Elenco: Thaíse Cabral, Taíza Nunes, Noé Pires, Mayara Valentim, Maurício Garcia, Iverton Allef, Djhonnathan Fernandes.

Sol Alegria, de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira
Elenco: Joana Medeiros, Mauro Soares, Tavinho Teixeira, Mariah Teixeira, Ney Matogrosso, Suzy Lopes, Anita Medeiros, Everaldo Pontes, Vera Valdez, Toreba Sagi, Gustavo Vinagre.
Curiosidades: exibido na mostra Bright Future do Festival Internacional de Cinema de Roterdã, no Cine Ceará, Mix Brasil, Queer Lisboa, na Mostra de São Paulo, Festival de Hamburgo, Festival de Brasília e CineBH; vencedor do Prêmio Especial do Júri no Olhar de Cinema e eleito um dos dez melhores filmes brasileiros de 2020 segundo a Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema

Ambiente Familiar, de Torquato Joel
Elenco: Alex Oliveira, Fagner Costa, Diógenes Duque, Cely Farias, Suzy Lopes, Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Matheus Henrique, Luis Henrique Silva, Joaquim Lucena Viana, Augusto Barbosa de Lima, Beto Quirino, Kassandra Brandão, Challena Barros.
Curiosidades: exibido na Mostra de Cinema de Gostoso, o longa foi rodado em várias cidades da Paraíba, como João Pessoa, Cabedelo, Conde (Tambaba e Tabatinga), Guarabira e Bananeiras.

Beiço de Estrada, de Eliézer Rolim
Elenco: Darlene Glória, Jackson Antunes, Mayana Neiva, Luana Valetin, Rique Messias, Suzy Lopes.
Curiosidades: o filme é uma adaptação da peça de teatro de mesmo nome escrita por Eliézer Rolim, aos 17 anos, que circulou o Brasil em vários festivais e, quando em São Paulo, Marcélia Cartaxo, que interpretava a personagem Véu de Noiva, foi descoberta por Suzana Amaral para o filme A Hora da Estrela. Beiço de Estrada marca o retorno magistral de Darlene Glória ao cinema, aos 76 anos de idade.

Jackson – Na Batida do Pandeiro, de Marcus Villar e Cacá Teixeira 
Curiosidades: vencedor de dois prêmios na 14ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro e eleito o melhor filme da mostra de longas do Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB; também foi exibido no Festival de Brasília.

Rebento, de André Morais
Elenco: Ingrid Trigueiro, Zezita Matos, Fernando Teixeira, Zé Guilherme Amaral, Anna Luiza Pordeus, Verônica Cavalcanti, Palmira Palhano, Margarida Santos, Itamira Barbosa, Angélica Lemos, Franck Ferreira.
Curiosidades: vencedor de 27 prêmios nacionais e internacionais, entre eles: melhor atriz (Ingrid Trigueiro) e melhor filme internacional no Diorama Film Festival, na Índia; premiado no LABRFF, Los Angeles Brazilian Film Festival 2019; vencedor de quatro prêmios no 6º Festival de Cinema de Caruaru; entre outros.

O Seu Amor de Volta (Mesmo que Ele Não Queira), de Bertrand Lira
Elenco: William Muniz, Danny Barbosa, Zezita Matos, Marcélia Cartaxo.
Curiosidades: vencedor de quatro prêmios no 26º Festival de Cinema de Vitória; exibido no Cine Terreiro e no CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico; premiado na categoria de melhor direção no Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB.

CURTAS-METRAGENS

A Ética das Hienas, de Rodolpho de Barros
Elenco: Suzy Lopes, Servilio de Holanda, Marcélia Cartaxo, Daniel Porpino, Fernando Teixeira, Tavinho Teixeira, Drica Soares, Silvano Monteiro.
Curiosidades: premiado no Festival de Gramado, também foi exibido no Curta Taquary, Curta Kinoforum, Mostra de Cinema de Tiradentes, Curta Cinema, LABRFF, entre outros.

Acho Bonito quem Veste, de Marcelo Coutinho 
Sinopse: A moda encontra os limites geográficos e a interferência da televisão para atingir seu público.

Animais na Pista, de Otto Cabral
Elenco: Kassandra Brandão, Thardelly Lima, Servilio de Holanda, Giovanni Sousa, Flávio Melo, Omar Brito, Paulo Philipe, Flávio Freitas, Geyson Luiz, Daniel Araújo.
Curiosidades: selecionado para a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado e exibido na 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Batom Vermelho Sangue, de R.B. Lima
Elenco: Murilo Franco, Danny Barbosa, Anita Medeiros, Cely Farias, Eulina Barbosa, Vinícius Guedes, Sanzia Marcia.
Curiosidades: é o quarto curta-metragem do projeto Ashley De La Veiga, que aborda temas da comunidade LGBTQ+; foi selecionado para o VI Cine Jardim e exibido em diversos festivais, como: FESTCiMM 2021, IV Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste, 4º Cine Verão – Festival de Cinema da Cidade do Sol, Comunicurtas UEPB, 3º Curta Caicó, FestCurtas Fundaj, entre outros.

Bodas de Aruanda, de Chico Salles
Sinopse: Uma história das narrativas simbólicas dos 50 anos de centro umbandista da Paraíba.

Cabidela’s Bar, de Tadeu de Brito
Elenco: Ingrid Trigueiro, Marcio de Paula, Buda Lira, Totonho.

Campana, de Gian Orsini
Sinopse: Entre o sono e a vigília, dois detetives particulares trabalham na cidade de João Pessoa.

Coletivo de Multidão, de Manoel Fernandes
Elenco: Arly Arnaud, Elisa Fiuza, Hamanda Holmes, Marcos Pergentino, Fernando Trevas.
Curiosidades: resultado de uma pesquisa do diretor, desenvolvida há 4 anos, com o objetivo de discutir as relações afetivas na vida contemporânea, partindo do conceito de sociedade líquida proposto pelo sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman, que questionava desde os vícios em redes sociais e a solidão coletiva que estamos imersos.

Contínuo, de Carlos Ebert e Odécio Antonio
Elenco: Ana Marinho, Daniel Araújo, Daniel Porpino, Odécio Antonio, Verônica Cavalcanti, Buda Lira, José Carlos, Laureano Junior, Martinho Patrício, Tereza Cavalcanti, Ananda Nóbrega, Letícia Marinho.

Crua, de Diego Lima
Elenco: Nyka Barros, Felipe Espíndola, Kelner Macedo, Omar Brito, Marcio di Paula, Norma Goes, Alice Maria, Fafa Dantas, Dhyan Urshita, Suzy Lopes, Ravi Lacerda, Pedro Ivo, Aquilles Nud, Alison Bernardes.

DNA-M: Deus Não Acredita em Máquinas, de Ely Marques
Elenco: Gladson Júnior, Laís Lacerda, Tavinho Teixeira

Faixa de Gaza, de Lúcio César Fernandes 
Elenco: Marcélia Cartaxo, Paulo Philippe, Marcelo de Souza, Melquizedeque Abrantes, Ewerton Chagas, Max Ryan Monteith, Rafael Paiva, Fernando Teixeira, Verônica Cavalcanti, Luis Henrique, Cardivando de Oliveira, Josineide Melo.
Curiosidades: o curta foi lançado na II Mostra de Cinema Walfredo Rodriguez e participou de 15 festivais e mostras de cinema, entre elas, duas participações internacionais nos Estados Unidos e Angola; foi premiado no 15º Comunicurtas UEPB, 3º Curta Caicó e Fest Aruanda, e exibido também no LABRFF, Curta Taquary e 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Hosana nas Alturas, de Eduardo Varandas Araruna
Elenco: Daniel Porpino, Nyka Barros, Danny Barbosa, Tavinho Teixeira, Glaydson Gonçalves, Mirna Barbosa.

Lebara, de Sérgio Ferro
Elenco: Dan Oliveira, Laiz de Oyá, Norma Góes.

Menino Azul, de Odécio Antonio
Elenco: Théo Koffmann, Luiz Carlos Vasconcelos, Giuliana Maria, Nanego Lira, Ian Guedes, Buda Lira, Kassandra Brandão, Yluska Gaião, Geyson Luiz, Márcio de Paula, Joálisson Cunha, Edna Diniz, Pablo Rivero, Matheus Leonel, Rodrigo Alves, Sônia Pontes, Cauê Villar, Luana Valentim, Martinho Patrício.

Moído, de Torquato Joel
Elenco: Marcélia Cartaxo, Fernando Teixeira, Zé Guilherme Amaral, Soia Lira, Suzy Lopes, Nanego Lira, Escurinho.

Rafameia, de Mariah Teixeira e Nanda Félix
Elenco: Mariah Teixeira, Daniel Porpino, Thardelly Lima, Suzy Lopes, Izadora Nascimento, Buda Lira, Fernanda Ferreira, Gerlena Palmeira, Ingrid Trigueiro, Dhyan Urshita, Omar Brito, Vanessa Lima.
Curiosidades: exibido no Festival de Roterdã 2021 e Olhar de Cinema.

O Belas Artes À La Carte é um streaming de filmes que já conta com cerca de 400 títulos e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos.

Foto: Divulgação.

Comentários