National Society of Film Critics anuncia os melhores de 2021

por: Cinevitor
Hidetoshi Nishijima e Tôko Miura em Drive My Car, de Ryûsuke Hamaguchi.

Fundada em 1966, a National Society of Film Critics é formada por importantes críticos americanos e o seu prêmio anual, que elege os melhores da sétima arte, é considerado um dos mais prestigiados da indústria cinematográfica.

Os membros da NSFC, que tem Justin Chang como presidente, trabalham nos principais jornais e veículos de Los Angeles, Boston, Nova York, Filadélfia e Chicago, incluindo: Wall Street Journal, Los Angeles Times, New Yorker, Christian Science Monitor e NPR. Vale lembrar que qualquer filme que estreou nos Estados Unidos nos cinemas ou em uma plataforma de streaming durante o ano estava qualificado para a premiação. 

O japonês Drive My Car, de Ryûsuke Hamaguchi, premiado em Cannes, foi eleito o melhor filme de 2021 pelos críticos. O segundo lugar ficou com o francês Pequena Mamãe, de Céline Sciamma; Ataque dos Cães, de Jane Campion, uma coprodução entre Reino Unido, Canadá, Austrália e Nova Zelândia, ficou em terceiro. De acordo com as regras da NSFC, a categoria de melhor filme estrangeiro ficou de fora da premiação deste ano porque o prêmio máximo já foi entregue para uma obra internacional.

Além disso, os prêmios foram dedicados à memória de dois membros da National Society of Film Critics: Morris Dickstein e Michael Wilmington. Liz Weis, diretora executiva da NSFC, que deixa o cargo depois de 47 anos, também foi honrada por suas décadas de liderança extraordinária e serviço incansável à organização.

Confira a lista com os melhores de 2021 segundo a National Society of Film Critics Award:

MELHOR FILME
Drive My Car (Doraibu mai kâ), de Ryûsuke Hamaguchi (48 pontos)
2º: Pequena Mamãe (Petite maman), de Céline Sciamma (25 pontos)
3º: Ataque dos Cães, de Jane Campion (23 pontos)

MELHOR DIREÇÃO
Ryûsuke Hamaguchi, por Drive My Car e Roda do Destino (46 pontos)
2º: Jane Campion, por Ataque dos Cães (36 pontos)
3º: Céline Sciamma, por Pequena Mamãe (28 pontos)

MELHOR ATRIZ
Penélope Cruz, por Madres Paralelas (55 pontos)
2º: Renate Reinsve, por The Worst Person in the World (42 pontos)
3º: Alana Haim, por Licorice Pizza (32 pontos)

MELHOR ATOR
Hidetoshi Nishijima, por Drive My Car (63 pontos)
2º: Benedict Cumberbatch, por Ataque dos Cães (44 pontos)
3º: Simon Rex, por Red Rocket (30 pontos)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Ruth Negga, por Identidade (46 pontos)
2º: Ariana DeBose, por Amor, Sublime Amor (22 pontos)
3º: Jessie Buckley, por A Filha Perdida (21 pontos)

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Anders Danielsen Lie, por The Worst Person in the World (54 pontos)
2º: Vincent Lindon, por Titane (33 pontos)
3º: Mike Faist, por Amor, Sublime Amor e Kodi Smit-McPhee, por Ataque dos Cães (26 pontos)

MELHOR ROTEIRO
Drive My Car, escrito por Ryusuke Hamaguchi e Takamasa Oe (46 pontos)
2º: Madres Paralelas, escrito por Pedro Almodóvar (22 pontos)
3º: Licorice Pizza, escrito por Paul Thomas Anderson (20 pontos)

MELHOR FOTOGRAFIA
The Green Knight, por Andrew Droz Palermo (52 pontos)
2º: Ataque dos Cães, por Ari Wegner (40 pontos)
3º: Memoria, por Sayombhu Mukdeeprom (35 pontos)

MELHOR DOCUMENTÁRIO
Fuga (Flee), de Jonas Poher Rasmussen (41 pontos)
2º: Procession, de Robert Greene (28 pontos) e The Velvet Underground, de Todd Haynes (28 pontos)

MENÇÃO ESPECIAL (para um filme que aguarda distribuição nos Estados Unidos)
Retour à Reims (Fragments), de Jean-Gabriel Périot (França)

FILM HERITAGE AWARD
Maya Cade: pela fundação do Black Film Archive, que amplia o conhecimento e o acesso aos filmes negros realizados entre 1915 e 1979
Peter Bogdanovich e Bertrand Tavernier: que nunca perderam a paixão pelos filmes e pela história do cinema

Foto: Divulgação.

Comentários