Mostra Cinema do Presente: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor

amordidamostrapresenteKelner Macêdo no curta A Mordida, de Pedro Neves Marques.

A Mostra Cinema do Presente propõe novos ângulos sobre crises, conflitos e movimentos transitórios no mundo contemporâneo. A partir deste recorte curatorial, apresenta uma seleção de 20 curtas-metragens brasileiros para fixar um ponto na linha cronológica em que estamos e propor um rearranjo de pensamentos acerca do presente, para tentar vislumbrar o futuro.

Em conjunto com a Oficina de Críticas Urgentes, a Mostra terá sua primeira edição entre os dias 10 e 13 de março de forma remota, com exibições de filmes por streaming e com os encontros da Oficina realizados em plataforma virtual.

Refletir e discutir as questões sociais através do cinema é a proposta da Mostra Cinema do Presente. A seleção de curtas-metragens tem enfoque em filmes que abordem questões sociais, políticas e crises do mundo contemporâneo. A curadoria, formada por Juliana Soares, Enock Carvalho e Matheus Farias, buscou fazer um recorte temático trazendo obras que possibilitem discussões sobre direitos humanos, sociedade, raça e gênero, por exemplo.

A mostra também buscou filmes feitos sob o confinamento imposto pela pandemia: “O período de isolamento social que estamos vivendo vai ser definidor para todo o cinema que for feito nos próximos anos, tanto em aspectos temáticos quanto de produção. As primeiras expressões dessa experiência no cinema já estão acontecendo e estamos ansiosos para acompanhá-las”, disse Juliana Soares, curadora e coordenadora de programação.

Enock Carvalho explica um pouco mais sobre a linha curatorial: “Buscamos filmes que tratem do tempo presente para tentar vislumbrar possibilidades de futuro. Essa crise toda da pandemia nos fez olhar para tudo de outra maneira e eu acho que o cinema sempre refletiu a sociedade como um espelho. Queremos proporcionar um recorte de olhares que ajudem a pensar as crises contemporâneas e seus desdobramentos”.

Além da exibição de filmes, a mostra promoverá a oficina Críticas Urgentes, ministrada por Carol Almeida, crítica e curadora de cinema. A oficina será realizada de 10 a 16 de março para 20 participantes, que irão produzir pelo menos uma crítica durante a aprendizagem.

Matheus Farias, um dos idealizadores do projeto, destaca o papel da oficina na programação: “Entendemos que a Mostra também deveria criar um ambiente favorável para que produções pudessem ser discutidas. A importância de treinar o olhar de novos talentos, oferecendo as bases e os principais códigos da crítica cinematográfica no formato de uma oficina é um dos frutos desse projeto”.

Conheça os filmes selecionados para a Mostra Cinema do Presente:

À Beira do Planeta Mainha Soprou a Gente, de Bruna Barros e Bruna Castro (BA)
A Destruição do Planeta Live, de Marcus Curvelo (BA)
A Mordida, de Pedro Neves Marques (SP/Portugal)
A Tradicional Família Brasileira Katu, de Rodrigo Sena (RN)
Aonde Vão os Pés, de Débora Zanatta (PR)
Bicha-Bomba, de Renan de Cillo (PR)
Celio’s Circle, de Diego Lisboa (BA)
Colmeia, de Maurício Chades (DF)
De Vez em Quando Eu Ardo, de Carlos Segundo (MG)
Medo da Chuva em Noite de Frio, de Victor Hugo Fiuza (RJ)
Meninos Rimam, de Lucas Nunes (SP)
O Jardim Fantástico, de Fábio Baldo e Tico Dias (SP)
Os Últimos Românticos do Mundo, de Henrique Arruda (PE)
O Barco e o Rio, de Bernardo Ale Abinader (AM)
Pausa Para o Café, de Tamiris Tertuliano (PR)
Perifericu, de Nay Mendl, Rosa Caldeira, Vita Pereira e Stheffany Fernanda (SP)
Preces Precipitadas de um Lugar Sagrado que Não Existe Mais, de Rafael Luan e Mike Dutra (CE)
Um Filme de Quarentena, de Jessica Linhares e Miguel Chaves (RJ)
Valdira, de Filipe Marcena (PE)
Você Já Tentou Olhar nos Meus Olhos?, de Tiago Felipe (PR)

*A Mostra Cinema do Presente tem incentivo da Lei Aldir Blanc, Governo Federal, através do Governo de Pernambuco, Secretaria de Cultura e Fundarpe.

Foto: Divulgação.

Comentários