Morre, aos 83 anos, a atriz sueca Bibi Andersson

por: Cinevitor

morrebibianderssonA atriz em A Paixão de Ana, de Ingmar Bergman.

Morreu na tarde deste domingo, 14/04, aos 83 anos, a atriz sueca Bibi Andersson. Segundo informações divulgadas pela imprensa internacional, a cineasta Christina Olofson confirmou a morte de sua amiga, que, em 2009 sofreu um AVC.

Nascida Berit Elisabeth Andersson, ganhou destaque ao trabalhar em diversas obras do consagrado cineasta sueco Ingmar Bergman, como No Limiar da Vida, que lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, em 1958. Com ele, trabalhou também em Sorrisos de Uma Noite de Amor (1955), O Sétimo Selo (1957), Morangos Silvestres (1957), O Rosto (1958), O Olho do Diabo (1960), Para Não Falar de Todas Essas Mulheres (1964), Persona (1966), A Paixão de Ana (1969), A Hora do Amor (1971) e Cenas de um Casamento Sueco (1974).

Formada no Royal Dramatic Theatre, em Estocolmo, Bibi começou sua carreira nas telonas em 1951, no drama Senhorita Júlia, de Alf Sjöberg. Neste mesmo ano, conheceu Bergman e logo fizeram o primeiro trabalho juntos: um comercial de detergente. Ao longo dos anos, trabalhou com outros nomes importantes da sétima arte, como: o cineasta Gabriel Axel, em A Festa de Babette; o diretor espanhol Carlos Lemos, em Los dueños del silencio; os atores Sidney Poitier e James Garner, em Duelo em Diablo Canyon; o cineasta finlandês Klaus Härö, em Elina – Som om jag inte fanns; o ator Paul Newman, em Quinteto, de Robert Altman; o diretor americano George Schaefer, em O Inimigo do Povo, com Steve McQueen; a atriz sueca Anita Ekberg, na comédia Você é a Favor ou Contra o Divórcio?, do italiano Alberto Sordi; o cineasta sueco Hasse Ekman, em Sommarnöje sökes; o diretor americano John Huston, em Carta ao Kremlin; entre outros.

bibipersonaBibi Andersson e Liv Ullmann em Persona, de Ingmar Bergman.

Em 1963, ganhou o Urso de Prata de melhor atriz no Festival de Berlim por seu trabalho em A Amante Sueca, de Vilgot Sjöman. Em 1968, foi indicada duas vezes ao BAFTA, o Oscar britânico, na categoria de melhor atriz estrangeira: por Syskonbädd 1782, de Vilgot Sjöman, e Persona, de Bergman. Na década de 1970, foi eleita pelos americanos na National Society of Film Critics Awards como a melhor atriz coadjuvante pela série Cenas de um Casamento, na qual atuou com Liv Ullmann.

Seu último trabalho no cinema foi em 2009, no drama The Frost, de Ferran Audí. No ano seguinte, atuou pela última vez na série televisiva Arn, ao lado de Stellan Skarsgård.

Fotos: Divulgação/MGM Studios.

Comentários