Morre, aos 73 anos, o ator Gésio Amadeu

por: Cinevitor

gesioamadeumorreO ator no papel de Olivério, da série ainda inédita Sala dos Professores.

Morreu nesta quarta-feira, 05/08, aos 73 anos, o ator Gésio Amadeu. Ele estava internado desde meados de junho em um hospital em São Paulo depois de ter contraído Covid-19. A confirmação foi divulgada por um dos filhos do ator, Mario Amadeu, nas redes sociais: “Meu pai acabou de falecer. Falência múltipla de órgãos. Por ora, somente essa informação”.

Nascido em Santos Dumont, município de Minas Gerais, Gésio, na infância, cantava em um coral de igreja. Depois de cumprir o serviço militar, conheceu o autor de novelas Bráulio Pedroso, em São Paulo, que acabou lhe dando sua primeira oportunidade na TV: um papel na novela Beto Rockfeller, em 1968, exibida na Rede Tupi. Depois disso, atuou em diversas atrações da emissora, como Éramos Seis, O Direito de Nascer e Gaivotas.

Passou pela TV Bandeirantes, TV Cultura e também se dedicou ao teatro, onde participou de diversas peças como A Moreninha, Macbeth, Jesus Cristo Super Star, Eles não usam Black Tie, A Mosca Azul, A Falecida, Boca de Ouro, entre outras.

Sua estreia nas telonas aconteceu em 1970 no romance A Moreninha, de Glauco Mirko Laurelli. Depois, atuou em: Longo Caminho da Morte, de Júlio Calasso; Eles Não Usam Black-Tie, de Leon Hirszman; O Médium, de Paulo Figueiredo; As Vidas de Maria, de Renato Barbieri; Pé de Pato, de Alain Fresnot; entre outros. Participou dos documentários Porto das Monções, de Vicentini Gomez e Pitanga, de Beto Brant e Camila Pitanga; do curta PR Kadeia, de Eduardo Caron; e do inédito Doutor Hipóteses – uma alma perdida na Pandemia, de Vicentini Gomez, uma comédia sobre a loucura do isolamento no meio da pandemia, no qual Gésio dubla um dos personagens.

Na TV, ganhou grande destaque, em 1997, ao interpretar o cozinheiro Chico na primeira versão brasileira da novela Chiquititas, exibida no SBT. Na mesma emissora, atuou também em Sangue do Meu Sangue e Os Ossos do Barão. Na TV Manchete fez A História de Ana Raio e Zé Trovão, Floradas na Serra e O Fantasma da Ópera.

Na Rede Globo, Gésio Amadeu atuou em diversas novelas, como: Sinhá Moça (nas duas versões), O Cafona, Sol de Verão, Renascer, A Viagem, Terra Nostra, O Beijo do Vampiro, Cabocla, Paraíso, Araguaia, Flor do Caribe, Velho Chico, entre outras. Em 2007, interpretou o personagem Tio Barnabé no Sítio do Picapau Amarelo. Seu último trabalho na TV foi a série inédita Sala dos Professores, do canal CINeBRASiL TV e produzida pela Realejo Filmes.

Foto: Divulgação/Realejo Filmes.

Comentários