Leonardo Villar, ator de O Pagador de Promessas, morre aos 96 anos

por: Cinevitor

leonardovillarmorreO ator em O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte.

Morreu nesta sexta-feira, 03/07, aos 96 anos, o ator Leonardo Villar. Segundo informações divulgadas por familiares, ele foi internado na UTI na quinta-feira e hoje pela manhã sofreu uma parada cardíaca e não resistiu.

Nascido em Piracicaba, interior de São Paulo, em 1923, começou sua carreira artística no teatro. Em 1962, em seu primeiro papel nos cinemas, ganhou destaque ao viver Zé do Burro, o protagonista de O Pagador de Promessas, dirigido por Anselmo Duarte, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Em 1965, recebeu o Candango de melhor ator no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro por seu trabalho em A Hora e Vez de Augusto Matraga, de Roberto Santos. Também foi premiado pelo curta Enigma de um Dia, de Joel Pizzini, e Chega de Saudade, de Laís Bodanzky.

Nas telonas também atuou em Lampião, O Rei do Cangaço, A Madona de Cedro e O Santo Milagroso, de Carlos Coimbra; Procura-se uma Rosa, de Jece Valadão; Amor e Desamor, de Gerson Tavares; Ação Entre Amigos, de Beto Brant; Brava Gente Brasileira, de Lúcia Murat; entre outros.

leonardovillarpassioneCom Aracy Balabanian na novela Passione: último trabalho na TV.

Na TV, começou no programa Grande Teatro Tupi e sua primeira novela foi A Cor de Sua Pele, em 1965. Em 1972, estreou na Rede Globo, em O Primeiro Amor, ao lado de Tônia Carrero, Aracy Balabanian, Marco Nanini, entre outros. Na emissora carioca trabalhou em diversos sucessos, como: Estúpido Cupido, Barriga de Aluguel, Os Ossos do Barão, Laços de Família, entre outros. Sua última novela foi Passione, exibida entre 2010 e 2011.

Sua carreira no teatro também foi marcante em peças como Os Pássaros, A Dama das Camélias, A Falecida, Maria Stuart, Senhorita Júlia, O Grande Amor de Nossas Vidas, Motel Paradiso, A Moratória, entre outras. Recentemente, foi o grande homenageado da 25ª edição do Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro.

Fotos: Renato Rocha Miranda/Divulgação.

Comentários