In-Edit Brasil 2022: conheça os vencedores

por: Cinevitor
Cena do documentário Manguebit, de Jura Capela: vencedor.

Foram anunciados neste sábado, 25/06, os vencedores da 14ª edição do In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical. Com um total de 67 títulos, entre longas e curtas, nacionais e internacionais, inéditos no circuito comercial, a programação segue ainda com exibições e atividades paralelas.

Neste ano, Manguebit, de Jura Capela, foi o grande vencedor da Competição Nacional segundo o Júri Oficial, que foi formado por André Barcinski, Andréa Alves, Beth Formaggini e Juliana Vicente. A justificativa diz: “O primeiro prêmio vai para um filme que, com um trabalho exuberante de recuperação de acervo e montagem, eterniza um movimento não apenas musical, mas cultural, que uniu os sons pernambucanos com a música do mundo e criou um estilo único: o manguebit”.

O longa, que será exibido na edição do In-Edit Barcelona, conta a história de um dos mais importantes movimentos culturais das últimas décadas, o Manguebeat, através de depoimentos de seus criadores, companheiros, herdeiros, produtores e músicos.

O júri concedeu ainda um Prêmio Especial para Cafi, de Lirio Ferreira e Natara Ney, “pela beleza de suas imagens e a liberdade narrativa desse tributo a um grande criador de imagens, muitas delas dedicadas a artistas e capas de discos icônicos da música brasileira”, e uma Menção Honrosa para o documentário Alan, de Daniel Lisboa e Diego Lisboa (Irmãos Lisboa), “pelo processo de realização e por revelar um personagem único, que usou a força de sua arte para levar beleza a seu mundo tão duro”.

Vale lembrar que todos os filmes da Competição Nacional serão exibidos no domingo, 26/06, na Cinemateca Brasileira. O vencedor ganha ainda uma sessão extra na quarta-feira, 29/06, às 18h30, no CineSesc.

Conheça os vencedores do 14º In-Edit Brasil:

MELHOR FILME
Manguebit, de Jura Capela

PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
Cafi, de Lirio Ferreira e Natara Ney

MENÇÃO HONROSA
Alan, de Daniel Lisboa e Diego Lisboa (Irmãos Lisboa)

Foto: Reprodução/Vimeo.

Comentários