Heinz Emigholz e Jonathan Perel são os destaques da próxima Sessão Mutual Films

por: Cinevitor

imsmaiomutualJonathan Perel e John Erdman em Streetscapes, de Heinz Emigholz.

Nos dias 8 e 9 de maio, o IMS Paulista promove a nova edição da Sessão Mutual Films, realizada a cada dois meses. Desta vez, será abordada a produção do cineasta alemão Heinz Emigholz e do documentarista argentino Jonathan Perel, ambos dedicados a explorar a paisagem e a arquitetura como expressões da consciência humana. Os dois diretores virão ao evento para apresentar uma sessão e participar de um debate com o público.

No dia 8 de maio, às 20h, será projetado o filme Streetscapes [Dialogue], de Heinz Emigholz. O longa-metragem encena uma conversa entre um cineasta e seu analista enquanto passeiam por construções projetadas por importantes arquitetos. O filme conta com a participação de Jonathan Perel, que atua no papel do analista. Streetscapes [Dialogue] terá sua estreia brasileira no IMS. Antes da sessão, haverá uma breve apresentação de Heinz Emigholz e Perel.

No dia 9 de maio, às 19h30, serão projetados os filmes mais recentes dirigidos por Jonathan Perel: o curta 5-T-2 Ushuaia, que terá sua estreia brasileira no IMS, e o longa-metragem Toponímia. Ambos são estudos documentais sobre o legado de violência da ditadura argentina. Após a sessão, haverá um debate com Emigholz e Perel. Além de falar sobre suas obras anteriores, os dois conversão com o público sobre o seu novo projeto. Eles estão fazendo um filme juntos, que será parcialmente rodado em São Paulo, com direção de Emigholz e a participação de Perel como ator.

Segundo os curadores da Sessão Mutual Films, Aaron Cutler e Mariana Shellard, “os filmes de Emigholz e Perel são tanto registros documentais quanto encenações de jornadas de exumação e catarse. Eles encapsulam camadas temporais ao adotar uma perspectiva subjetiva que coloca os diretores como testemunhas da história recente”.

Streetscapes [Dialogue], 5-T-2 Ushuaia e Toponímia serão exibidos novamente no dia 26 de maio. Para mais informações, clique aqui.

Foto: Filmgalerie 451/Divulgação.

Comentários