Filmes restaurados e inéditos no Brasil serão exibidos na 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo

por: Cinevitor

guerrapazmostraCena de Guerra e Paz, de Sergei Bondarchuk: Oscar de melhor filme estrangeiro.

Produzidas pelo Mosfilm, o maior estúdio da Europa e um dos mais importantes e pioneiros do mundo, as 10 produções que integram a 5ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo serão exibidas em uma semana, entre os dias 29 de novembro e 05 de dezembro, na Cinemateca Brasileira.

Na abertura, às 19h do dia 29/11, será exibido Vá e Veja (1985), do diretor Elem Klimov, vencedor do prêmio de melhor filme restaurado no Festival de Veneza, em 2017. Frequentemente referenciado como um dos longas mais perturbadores sobre a guerra e seus efeitos, o filme foi restaurado em 2017, em um processo que levou quatro meses para ser concluído e foi coordenado pelo próprio Karen Shakhnazarov, diretor geral do Mosfilm.

As cópias restauradas são, inclusive, os destaques desta quinta edição da Mostra. Também serão exibidos: Quando Voam as Cegonhas (1957), de Mikhail Kalatozov; Cidade Zero (1988), de Karen Shakhnazarov; e a épica adaptação do romance Guerra e Paz, de Liev Tolstoi. Dividido em quatro partes, o filme de Serguei Bondarchuk foi premiado com o Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1969, sendo um dos melhores momentos do longa a reconstituição da Batalha de Borodino, que contou com mais de 300 atores, 120 mil figurantes, cerca de 200 canhões e 100 mil rifles.

cegonhasmostraTatyana Samoylova em Quando Voam as Cegonhas: indicada ao BAFTA de melhor atriz.

Bola de Sebo (1934), de Mikhail Romm; Decisão: Aniquilação (2018), de Aleksandr Aravin; A Ascensão (1977), de Larisa Shepitko; Criança Abandonada (1939), de Tatyana Lukashevich; O Incógnito de São Petersburgo (1977), de Leonid Gayday; e Circus (1936), de Grigory Aleksandrov, completam a programação de cinema.

Além dos filmes, a Cinemateca Brasileira receberá, este ano, mais duas atividades relacionadas à cultura e os costumes da Rússia. Durante todo o período da Mostra estará em cartaz a exposição As Matryoskhas, de Nadia Ramirez Starikoff. Filha de mãe russa, a artista tem sua trajetória marcada pela migração. Inspiradas nas bonecas de origem russa, as obras retratam as origens ancestrais, a materialidade do corpo, as conexões com o outro, as relações com o ambiente e, por fim, a relação com o universo em sua mais infinita amplitude.

No domingo, 02/12, um pedacinho da tradicional Feira do Leste Europeu também acontecerá na Cinemateca. Barracas com comidas, bebidas e artesanato típicos da região funcionarão a partir das 13h. A Feira do Leste Europeu acontece mensalmente na Vila Zelina, bairro que concentra o maior número de imigrantes de países do Leste Europeu em São Paulo.

Os ingressos para os filmes podem ser retirados gratuitamente, com antecedência de uma hora de cada sessão. Clique aqui e confira a programação completa com datas e horários.

Foto: Divulgação.

Comentários