Festival de Gramado 2019: inscrições abertas para as mostras competitivas

por: Cinevitor

inscricoesgramado2019Os vencedores da 47ª edição serão anunciados no dia 24 de agosto.

As inscrições para as mostras competitivas do 47º Festival de Cinema de Gramado já estão abertas e a ficha está disponível no site oficial do evento (clique aqui); o prazo final para a submissão de filmes é dia 18 de abril.

O evento, que inicia em 15 de agosto e entregará os kikitos aos vencedores de cada categoria na noite de 24 de agosto, apresenta uma novidade: a Mostra de Longas Gaúchos passa a ser competitiva. Além das tradicionais premiações em doze categorias de longas-metragens brasileiros, seis de longas estrangeiros e dez de curtas brasileiros, o festival vai premiar também em 2019 o melhor filme de longa-metragem gaúcho. Os consagrados na 47ª edição do maior festival de cinema ininterrupto do Brasil recebem ainda premiação em dinheiro; o total a ser entregue neste ano é R$ 285 mil.

Entre as exigências para a inscrição na competição estão critérios como a conclusão dos filmes de longa-metragem e curta-metragem a partir de 1º de maio de 2018; duração mínima de 70 minutos para longas e máxima de 20 minutos para curtas; ineditismo regional para longas gaúchos e curtas brasileiros (sem exibição pública e comercial no Rio Grande do Sul) e ineditismo nacional para longas brasileiros e estrangeiros (sem exibição pública e comercial no Brasil). O regulamento completo também pode ser acessado no site do festival.

Realizado anualmente em Gramado, no Rio Grande do Sul, o Festival de Cinema tem como cenário uma das cidades mais visitas e prestigiadas do Brasil. Durante o período de realização do evento, a cidade da Serra Gaúcha chega a receber um público superior a oito vezes sua população, de aproximadamente 32 mil habitantes.

No ano passado, Ferrugem, de Aly Muritiba, foi eleito pelos jurados o melhor longa-metragem brasileiro da 46ª edição. A produção paranaense levou ainda os kikitos de melhor roteiro e melhor desenho de som. Benzinho, de Gustavo Pizzi, venceu os prêmios de melhor filme pelo Júri da Crítica e pelo voto do Júri Popular, além dos prêmios de melhor atriz para Karine Teles e melhor atriz coadjuvante para Adriana Esteves.

Foto: Diego Vara.

Comentários