Festival de Berlim 2018: mostra Panorama seleciona mais dois filmes brasileiros

por: Cinevitor

berlimpanoramatintabrutaShico Menegat em Tinta Bruta, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher.

A 68ª edição do Festival de Berlim, que acontecerá entre os dias 15 e 25 de fevereiro, revelou nesta quinta-feira, 25/01, os últimos filmes selecionados para a seção Panorama, com curadoria da produtora espanhola Paz Lázaro, que destaca filmes estreantes e de diretores renomados.

A programação da mostra contará com 47 títulos de 40 países, entre eles, cinco produções brasileiras. Os documentários Bixa Travesty, de Claudia Priscilla e Kiko Goifman; Ex-Pajé, de Luiz Bolognesi; e Aeroporto Central (Zentralflughafen THF), uma coprodução entre Alemanha, Brasil e França, dirigida por Karim Aïnouz, já tinham sido confirmados.

Agora, dois novos filmes nacionais completam o programa: o documentário O Processo, de Maria Ramos, que testemunha o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff; e Tinta Bruta, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, que conta a história de Pedro, interpretado por Shico Menegat, um jovem que, enquanto responde a um processo criminal, é forçado a lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele dança coberto de tinta neon, enquanto milhares de estranhos o assistem pela webcam.

Além da mostra Panorama, o cinema brasileiro marcará presença em outras sessões: na Berlinale Shorts, com três curtas-metragens: Alma Bandida, de Marco Antônio Pereira; Terremoto Santo, de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca; e Russa, de João Salaviza e Ricardo Alves Jr., uma coprodução com Portugal; na mostra Generation, será exibido Unicórnio, de Eduardo Nunes; e na Competição Oficial, o paraguaio Las herederas, de Marcelo Martinessi, uma coprodução entre Alemanha, Uruguai, Noruega e Brasil; além do drama policial 7 Days in Entebbe, dirigido pelo brasileiro José Padilha, que será exibido fora de competição.

Conheça os novos filmes selecionados para a mostra Panorama do Festival de Berlim 2018:

Al Gami’ya (What Comes Around), de Reem Saleh (Líbano/Egito/Grécia/Qatar/Eslovênia)
Až přijde válka (When the War Comes), de Jan Gebert (República Checa/Croácia)
La enfermedad del domingo (Sunday’s Illness), de Ramón Salazar (Espanha)
Familienleben (Family Life), de Rosa Hannah Ziegler (Alemanha)
Game Girls, de Alina Skrzeszewska (França/Alemanha)
Garbage, de Q (Índia)
Generation Wealth, de Lauren Greenfield (EUA)
Genezis (Genesis), de Árpád Bogdán (Hungria)
Hojoom (Invasion), de Shahram Mokri (Irã)
Horizonti (Horizon), de Tinatin Kajrishvili (Geórgia/Suécia)
Hotel Jugoslavija, de Nicolas Wagnières (Suíça)
Inkan, gongkan, sikan grigo inkan (Human, Space, Time and Human), de Kim Ki-duk (Coreia do Sul)
Je vois rouge (I See Red People), de Bojina Panayotova (França/Bulgária)
Jibril, de Henrika Kull (Alemanha)
Kinshasa Makambo, de Dieudo Hamadi (República Democrática do Congo/França/Suíça/Alemanha/Qatar/Noruega)
Koly padayut dereva (When the Trees Fall), de Marysia Nikitiuk (Ucrânia/Polônia/Macedônia)
Land, de Babak Jalali (Itália/França/Holanda/México)
Lemonade, de Ioana Uricaru (Romênia/Alemanha/Canadá/Suécia)
Marilyn, de Martín Rodríguez Redondo (Argentina/Chile)
MATANGI/MAYA/M.I.A., de Steve Loveridge (EUA/Reino Unido/Sri Lanka)
Mes provinciales (A Paris Education), de Jean Paul Civeyrac (França)
O Processo (The Trial), de Maria Ramos (Brasil/Alemanha/Holanda)
Ondes de choc – Journal de ma tête (Shock Waves – Diary of My Mind), de Ursula Meier (Suíça)
Ondes de choc – Prénom: Mathieu (Shock Waves – First Name: Mathieu), de Lionel Baier (Suíça)
Partisan, de Lutz Pehnert, Matthias Ehlert e Adama Ulrich (Alemanha)
Rou qing shi (Girls Always Happy), de Yang Mingming (China)
Shakedown, de Leilah Weinraub (EUA)
Shut Up and Play the Piano, de Philipp Jedicke (Alemanha/França/Reino Unido)
La terra dell’abbastanza (Boys Cry), de Damiano D’Innocenzo e Fabio D’Innocenzo (Itália)
The Silence of Others, de Almudena Carracedo e Robert Bahar (EUA/Espanha)
The Silk and the Flame, de Jordan Schiele (EUA)
Styx, de Wolfgang Fischer (Alemanha/Áustria)
Tinta Bruta (Hard Paint), de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher (Brasil)
Trinta Lumes (Thirty Souls), de Diana Toucedo (Espanha)
Xiao Mei, de Maren Hwang (Taiwan)
Yardie, de Idris Elba (Reino Unido)

Foto: Divulgação/Avante Filmes.

Comentários