FAM 2022: Florianópolis Audiovisual Mercosul abre inscrições para sua 26ª edição

por: Cinevitor
A edição deste ano marca o retorno do formato presencial.

A 26ª edição do FAM, Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul, que acontecerá entre os dias 22 e 28 de setembro e marca o retorno das exibições presenciais, está com inscrições abertas até o dia 21 de junho.

Neste ano, serão oito mostras competitivas e os filmes concorrem ao Troféu Panvision pelo Júri Oficial e Popular, com prêmios de apoiadores e um prêmio de exibição para os filmes selecionados, que receberão 50% do valor da venda dos ingressos para a sessão específica de seu filme, proporcional ao número de obras.

Podem participar produções ou coproduções dos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia) e seus associados falantes de espanhol (Chile, Colômbia, Equador e Peru). O regulamento completo e acesso às inscrições estão disponíveis no site oficial (clique aqui).

A novidade desta edição é a Mostra Especial Lei Aldir Blanc, composta por filmes catarinenses contemplados na lei de ações emergenciais para o setor cultural. Poderão participar filmes já finalizados, de gênero livre, com duração máxima de 20 minutos e de produtora estabelecida em Santa Catarina e/ou produtor pessoa física domiciliado no estado. Os filmes desta mostra serão premiados exclusivamente pelo Júri Popular.

Os realizadores podem inscrever curtas-metragens de gênero livre e com duração de até 15 minutos nas mostras Catarinense, Mercosul e Infantojuvenil. Na Mostra Catarinense, a empresa produtora precisa ser de Santa Catarina e somente serão aceitos filmes inéditos. Na Videoclipe, o objetivo é difundir músicas autorais e a Rally Universitário é composta por filmes realizados durante o festival, sendo abertas inscrições posteriores para os participantes.

Nas mostras Longas Ficção, Documentário e WIP (Work in Progress) são aceitos filmes com duração superior a 70 minutos, sendo que a WIP é composta de filmes em pós-produção e faz parte do Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB. As inscrições são gratuitas, com exceção da Mostra WIP, que tem uma taxa de R$ 100,00.

Realizado anualmente desde 1997 em edições contínuas, o FAM é um dos principais festivais mundiais dedicados a difundir as produções latino-americanas, especialmente dos países do Mercosul. O festival sedia também o Encontro de Coprodução do Mercosul – ECM+LAB, em sua sexta edição.

Para a diretora de programação do FAM, Marilha Naccari, “este ano marca a retomada não só do evento presencial, mas da perspectiva de retorno das redes profissionais, de contatos pessoais para o desenvolvimento do audiovisual e fomento às produções”.

Foto: Divulgação.

Comentários