Entrevista: Wolney Oliveira fala sobre Soldados da Borracha, documentário exibido no 29º Cine Ceará

por: Cinevitor

soldadosborrachacearaO diretor e a equipe no palco.

A programação noturna do 29º Cine Ceará, na quarta-feira, 04/09, começou com os curtas-metragens no Cineteatro São Luiz. Depois disso, Wolney Oliveira, que assina a direção executiva do evento, subiu ao palco para apresentar, em Exibição Especial, seu filme Soldados da Borracha.

O documentário resgata a saga de cerca de 60 mil brasileiros, enviados para a região amazônica pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos durante a segunda Guerra Mundial, em mirabolante plano para extrair látex, material estratégico imprescindível para a vitória dos Aliados. As promessas da voltar para casa como heróis da pátria e de aposentadoria equivalente à dos militares, nunca se cumpriram. Hoje centenas deles, já com idade avançada e em situação de pobreza, esperam o dia do reconhecimento oficial.

O filme, exibido fora de competição no Cine Ceará, estreou mundialmente no 24º Festival É Tudo Verdade e conquistou o prêmio de melhor longa-metragem brasileiro pelo júri da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas, ABD-SP.

Antes da exibição, Wolney apresentou alguns integrantes da equipe no palco, como: a produtora executiva Margarita Hernández; o diretor de fotografia Rogério Resende; DJ Dolores, responsável pela música original e trilha sonora; entre outros. No dia seguinte, participaram de um debate com o público e imprensa.

Em entrevista exclusiva ao CINEVITOR, Wolney falou sobre a ideia do projeto, a emoção de apresentar o filme no Ceará e relembrou algumas história de seus personagens. Aperte o play e assista aos melhores momentos da apresentação de Soldados da Borracha e também ao bate-papo com o diretor:

*O CINEVITOR está em Fortaleza e você acompanha a cobertura do 29º Cine Ceará por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Arlindo Barreto.

Comentários