Conheça os destaques da programação do 8º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico

por: Cinevitor

matanegracinefantasyJackson Antunes e Clarissa Pinheiro em A Mata Negra, de Rodrigo Aragão.

O Festival Internacional de Cinema Fantástico chega à sua oitava edição com uma seleção de 64 filmes, entre curtas e longas, que serão exibidos no Centro Cultural São Paulo. Além da presença do cinema brasileiro, o evento conta também com produções da Guatemala, Polônia, França, Portugal, Reino Unido, Espanha, Moldávia, Tailândia, China e Argentina, que completam a programação composta de obras de fantasia, terror e ficção científica, divididas em três sessões diárias.

Inéditos no Brasil, destacam-se: os curtas-metragens Goodnight, Gracie, com Courtney Gains e exibido em mais de 70 festivais; Patria, dirigido por Alejandro Lobo e com atuações de Darko Peric e Fernando Tielve; e Belle à croquer, de Axel Courtière com participação especial de Catherine Deneuve.

Os longas nacionais selecionados para esta edição são: O Barco, de Petrus Cariry, que retrata Esmerina, uma mulher com 26 filhos que consegue decifrar o futuro por meio deles; e as produções de terror A Mata Negra, de Rodrigo Aragão, sobre uma garota que encontra um livro de magia; e Terra e Luz, dirigido por Renné França, que é ambientado em um futuro pós-apocalíptico quando seres humanos foram exterminados por criaturas que se assemelham a vampiros.

obarcoromulobragaRômulo Braga em O Barco, de Petrus Cariry.

Entre os longas estrangeiros, foram selecionados: o premiado thriller português Uma Vida Sublime, de Luís Diogo, sobre um médico com uma vida perfeita que tenta combater a tristeza dos outros com dois métodos radicais; e Eullenia, que abre a mostra e explora uma tragédia pessoal e, com isso, faz uma crítica ácida aos magnatas tailandeses. O filme tem direção de Paul Spurrier, primeiro cineasta ocidental a dirigir um longa em tailandês.

A homenageada deste ano é a cineasta paulista Juliana Rojas, diretora de filmes como Sinfonia da Necrópole, Trabalhar Cansa e As Boas Maneiras (os dois últimos em codireção com Marco Dutra). Com uma obra marcada por fábulas que mesclam suspense e fantasia em universos dramáticos, Juliana já recebeu prêmios nos principais festivais nacionais e estrangeiros, entre eles: Festival de Cannes, Locarno, Rio, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e Festival de Gramado.

O 8º Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico acontece entre os dias 6 e 11 de novembro, de terça-feira a domingo, no Centro Cultural São Paulo. Clique aqui e confira a programação completa.

Fotos: Divulgação.

Comentários