CINEVITOR #306: Entrevista com Vera Holtz | As Quatro Irmãs

por: Cinevitor

asquatroirmascinevitorVera Holtz e as irmãs Teresa, Rosa e Regina: protagonistas.

O documentário As Quatro Irmãs nasceu de um convite da atriz Vera Holtz ao cineasta Evaldo Mocarzel durante os ensaios do espetáculo Um Pai (Puzzle), monólogo estrelado pela atriz Ana Beatriz Nogueira, com direção de Guilherme Leme e Vera, que estreou em fevereiro de 2015 no Rio.

Evaldo Mocarzel havia preparado a adaptação dramatúrgica do livro de Sibylle Lacan e foi assistir a um dos ensaios. A empatia com Vera Holtz foi imediata: conversaram muito sobre teatro, cinema e artes, em geral, e logo nasceu a primeira semente do documentário: um filme que resgata a memória da família da atriz Vera Holtz em um momento em que o casarão do clã Holtz completava 100 anos.

Para o filme, Vera decidiu resgatar a memória de sua família com as irmãs Teresa, Rosa e Regina. Este é o ponto de partida do documentário. Enfrentando lapsos de memória, a atriz tenta reinventar a própria vida no longa: a infância e a adolescência em Tatuí, no interior de São Paulo; a convivência familiar e as irmãs como personas do seu ser, eterna fonte de inspiração para suas personagens.

Para falar mais sobre As Quatro Irmãs, que será exibido na 42ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo e lançado comercialmente em dezembro, conversamos com a atriz Vera Holtz.

Aperte o play e confira:

Foto: Aline Arruda.

Comentários