Cine PE – Festival do Audiovisual abre inscrições para sua 25ª edição

por: Cinevitor

cinepe2021inscricoesCinema São Luiz no Recife: palco do festival.

As inscrições para a 25ª edição do Cine PE – Festival do Audiovisual já estão abertas e seguem até o dia 8 de maio pelo site do evento (clique aqui). Os filmes podem participar das mostras de curta-metragem pernambucano, curta-metragem nacional e longa-metragem, nas categorias de ficção, animação ou documentário.

Para se inscrever nas mostras competitivas de curtas, os filmes devem ter até 22 minutos de duração (conteúdo e créditos), em formato 35 mm ou digital HD. Já os longas-metragens, precisam ser brasileiros, podendo haver coprodução internacional, com duração acima de 70 minutos. É necessário garantir oficialmente as exibições dos longas na grade em formato 35 mm ou digital HD. Tendo em vista a acessibilidade, os filmes selecionados, tanto curtas quanto longas, deverão entregar duas cópias, sendo uma delas legendada.

No ano passado, 941 filmes foram inscritos para as mostras competitivas; 5,37% a mais do que em 2019. Entendendo que o mercado do audiovisual sofreu com as restrições impostas pela Covid-19, a direção do festival decidiu que a curadoria também reconsiderará as inscrições realizadas nas edições de 2019 e 2020 para compor a grade de exibição de 2021.

Além disso, as produções realizadas neste período de pandemia também serão acolhidas pelo festival: “Filmes com uma produção mais enxuta, caseira, que mostram a realidade do mercado, do momento que estamos passando. Apesar das dificuldades, essas produções reforçam a capacidade criativa dos realizadores brasileiros”, explica Sandra Bertini, diretora do Cine PE. Podem se inscrever no festival produções finalizadas em 2018, 2019, 2020 e 2021.

Para a curadoria dos filmes, o sentimento é de observar a experiência conquistada na edição anterior e de, ao mesmo tempo, ficar sintonizado com o que surgirá de produções na era da pandemia: “Acredito que, desta vez, o processo de curadoria se beneficia da experiência que adquirimos na edição passada do Cine PE e da observação de como todo o circuito de festivais de cinema tem se adaptado a esse período de isolamento social, não só pensando em suas limitações, mas também aproveitando as oportunidades que são ampliadas”, disse Nayara Reynaud, jornalista e crítica de cinema. Edu Fernandes, roteirista, crítico de cinema e também curador, disse: “O festival em formato virtual foi uma experiência nova para todos. Em 2021, temos a esperança de que as sessões aconteçam presencialmente, enquanto vivemos um momento mais positivo, além de uma curiosidade sobre qual produção foi possível nesse ano tão difícil”.

A 25ª edição do Cine PE deve acontecer no segundo semestre deste ano, entre os meses de setembro e outubro. Por conta da pandemia de Covid-19, a direção do evento ainda não decidiu o formato do festival, mas a expectativa é que seja realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais: “Toda a equipe do festival está muito empenhada na sua realização. Ao longo desses 25 anos, o Cine PE assumiu um protagonismo no mercado do audiovisual brasileiro. Precisamos honrar essa trajetória com mais uma edição significativa”, conclui Sandra Bertini.

Em 2020, o festival aconteceu em novembro, em formato inédito, ocupando multiplataformas. Os filmes foram exibidos no Canal Brasil, na TV Pernambuco e na internet, por meio da plataforma de streaming Canais Globo. “O festival em formato virtual foi uma experiência nova para todos. Em 2021, temos a esperança de que as sessões aconteçam enquanto vivemos um momento mais positivo, além de uma curiosidade sobre qual produção foi possível nesse ano tão difícil”, finaliza o curador Edu Fernandes.

Foto: Felipe Souto Maior.

Comentários