Bernadette Lyra é homenageada no 26º Festival de Cinema de Vitória

por: Cinevitor

bernadettelyravitoriaBernadette Lyra: amor ao cinema.

Além da premiação, o último dia do 26º Festival de Cinema de Vitória foi marcado pela entrega do Troféu Vitória para Bernadette Lyra por sua contribuição ao audiovisual. Conhecida por ser uma das mais importantes escritoras do país, é também considerada uma entusiasta do cinema. Sua paixão pela sétima arte a levou aos estudos. Criou o termo Cinema de Bordas, que define produções periféricas, de baixo orçamento, realizadas por cineastas autodidatas de pequenas cidades ou arredores das grandes capitais.

Nascida em Conceição da Barra, em 1938, Bernadette Lyra é uma das escritoras mais aclamadas e respeitadas dentro e fora do Estado, com 15 livros lançados. Sua obra mais recente, Ulpiana, foi lançada no mês de junho deste ano. Sua paixão pelas letras começou cedo, com o avô, que a apresentou aos livros e também ao cinema. Essa dualidade entre a palavra escrita e o audiovisual também permeou toda a sua vida profissional, uma vez que se formou em Letras, na Ufes, mas escolheu o cinema como tema para o doutorado, pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado na Université René Descartes/Sorbonne, em Paris.

Além do troféu, a homenageada também recebeu um caderno especial, com reportagem de Jace Theodoro. No palco do Teatro Glória, foi aplaudida pela plateia ao discursar e relembrar, aos 80 anos, sua trajetória.

Aperte o play e assista aos melhores momentos da homenagem:

*O CINEVITOR está em Vitória e você acompanha a cobertura do evento por aqui, pelo canal no YouTube e pelas redes sociais: Twitter, Facebook e Instagram.

Foto: Sérgio Cardoso.

Comentários