Academia anuncia novas regras de representatividade e inclusão na categoria de melhor filme do Oscar

por: Cinevitor

novidadesoscarBong Joon-Ho e a tradutora Sharon Choi na cerimônia deste ano.

Nesta terça-feira, 08/09, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fez um anúncio muito importante: novas regras de representação e inclusão para elegibilidade na categoria de melhor filme do Oscar.

A novidade faz parte de uma iniciativa chamada Academy Aperture 2025, uma força-tarefa de líderes da indústria para desenvolver e implementar, em cinco anos, novos padrões de representação e inclusão para elegibilidade ao prêmio mais importante do cinema, com a intenção de incentivar práticas de contratação equitativas e garantir uma representação mais diversificada dentro e fora da tela.

Com a ideia de refletir a diversidade do público que vai ao cinema e projetar essa representação equitativa, os diretores da Academia formaram uma comissão, que também contou com a participação dos produtores DeVon Franklin, Jim Gianopulos e apoio da Producers Guild of America, baseada no modelo da British Film Institute, que realiza o BAFTA, para o desenvolvimento desses novas normas.

O comunicado oficial, assinado por David Rubin, presidente da Academia, e Dawn Hudson, CEO, diz: “A abertura deve ser ampliada para refletir nossa população global diversificada, tanto na criação de filmes quanto no público que se conecta a eles. A Academia está empenhada em desempenhar um papel vital em ajudar a tornar isso uma realidade. Acreditamos que esses padrões de inclusão serão um catalisador para uma mudança essencial e duradoura em nosso setor”.

Para as edições do Oscar em 2022 e 2023, as normas de inclusão ainda não serão exigidas, porém, um formulário confidencial com os padrões de inclusão da Academia será necessário para a categoria de melhor filme. As novas regras começam a valer a partir da 96ª edição do Oscar, em 2024, na qual um longa deve atender a dois dos quatro novos padrões para ser considerável elegível na categoria principal de melhor filme.

Conheça as novas regras:

PADRÃO A: REPRESENTAÇÃO NA TELA, TEMAS E NARRATIVAS
*para atingir o Padrão A, o filme deve atender a UM dos seguintes critérios:

A1. Principais atores coadjuvantes

Pelo menos um dos atores principais ou atores coadjuvantes significativos tem que fazer parte de um grupo racial ou étnico sub-representado:
• asiática
• hispânico/latino
• negro/afro-americano
• indígena/nativo americano/nativo do Alasca
• Oriente Médio/Norte da África
• havaiano nativo ou outro ilhéu do Pacífico
• Outra raça ou etnia sub-representada

A2. Elenco geral

Pelo menos 30% de todos os atores em papeis secundários e mais secundários serão de pelo menos dois dos seguintes grupos sub-representados:
• mulheres
• grupo racial ou étnico
• LGBTQIA+
• pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

A3. Enredo principal/assunto

O enredo principal, tema ou narrativa do filme são centrados em um(s) grupo(s) sub-representado.
• mulheres
• grupo racial ou étnico
• LGBTQIA+
• pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

PADRÃO B: LIDERANÇA CRIATIVA E EQUIPE DE PROJETO
*para atingir o Padrão B, o filme deve atender a UM dos critérios abaixo:

B1. Liderança criativa e chefes de departamento

Pelo menos dois dos seguintes cargos de liderança criativa e chefes de departamento (diretor de elenco, fotografia, compositor, figurinista, diretor, editor, cabeleireiro, maquiador, produtor, desenhista de produção, decorador de cenário, som, supervisor de efeitos visuais, escritor) são do seguintes grupos sub-representados:
• mulheres
• grupo racial ou étnico
• LGBTQIA+
• pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

Pelo menos uma dessas posições deve pertencer ao seguinte grupo racial ou étnico sub-representado:
• asiática
• hispânico/latino
• negro/afro-americano
• indígena/nativo americano/nativo do Alasca
• Oriente Médio/Norte da África
• havaiano nativo ou outro ilhéu do Pacífico
• outra raça ou etnia sub-representada

B2. Outras funções importantes

Pelo menos seis outras equipes e cargos técnicos (excluindo assistentes de produção) são de um grupo racial ou étnico sub-representado. Essas posições incluem, mas não estão limitadas somente a primeiro assistente de direção, gaffer, supervisor de roteiro, etc.

B3. Composição geral da equipe

Pelo menos 30% da equipe do filme é dos seguintes grupos sub-representados:
• mulheres
• grupo racial ou étnico
• LGBTQIA+
• pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

PADRÃO C: ACESSO E OPORTUNIDADES DA INDÚSTRIA
*para atingir o Padrão C, o filme deve atender AMBOS os critérios abaixo:

C1. Aprendizagem remunerada e oportunidades de estágio

A distribuidora ou financiadora do filme pagou aprendizes ou estágios que são dos seguintes grupos sub-representados e atendem aos critérios abaixo:
• mulheres
• grupo racial ou étnico
• LGBTQIA+
• pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

Os principais estúdios/distribuidores são obrigados a ter estagiários remunerados e contínuos, incluindo grupos sub-representados (também deve incluir grupos raciais ou étnicos) na maioria dos seguintes departamentos: produção/desenvolvimento, produção física, pós-produção, música, efeitos visuais, aquisições, negócios, distribuição, marketing e publicidade.

Os mini grandes estúdios/distribuidores independentes devem ter um mínimo de dois estagiários dos grupos sub-representados acima (pelo menos um de um grupo racial ou étnico sub-representado) em pelo menos um dos seguintes departamentos: produção/desenvolvimento, produção física, pós-produção, música, VFX, aquisições, negócios, distribuição, marketing e publicidade.

C2. Oportunidades de treinamento e desenvolvimento de habilidades (equipe)

A empresa de produção, distribuição e/ou financiamento do filme oferece oportunidades de treinamento e/ou trabalho para o desenvolvimento de habilidades abaixo da linha para pessoas dos seguintes grupos sub-representados:
• mulheres
• grupo racial ou étnico
• LGBTQIA+
• pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

PADRÃO D: DESENVOLVIMENTO DE PÚBLICO
*Para atingir o Padrão D, o filme deve atender aos critérios abaixo:

D1. Representação em marketing, publicidade e distribuição

O estúdio e/ou empresa de cinema tem vários executivos seniores internos dentre os seguintes grupos sub-representados (deve incluir indivíduos de grupos raciais ou étnicos sub-representados) em suas equipes de marketing, publicidade e/ou distribuição.
• Mulheres
• Grupo racial ou étnico

  • Asiática
  • Hispânico/latino
  • negro/afro-americano
  • indígena/nativa americana/nativa do Alasca
  • Oriente Médio/Norte da África
  • havaiano nativo ou outro ilhéu do Pacífico
  • outra raça ou etnia sub-representada

• LGBTQIA+
• pessoas com deficiências cognitivas ou físicas, ou surdas ou com deficiência auditiva

Todas as categorias, exceto melhor filme, serão mantidas de acordo com seus requisitos de elegibilidade atuais. Os filmes nas categorias de longa-metragem de especialidade (longa-metragem de animação, documentário, longa-metragem internacional) inscritos para melhor filme/inscrição geral serão tratados separadamente.

Foto: Getty Images North America.

Comentários