A Linha, de Ricardo Laganaro, será exibida em edição conjunta de Cannes e Tribeca sobre realidade virtual

por: Cinevitor

alinhafoto1A experiência é dublada por Rodrigo Santoro e Simone Kliass.

Com direção de Ricardo Laganaro, A Linha é uma experiência narrativa em realidade virtual que tem ganhado destaque internacional por sua trajetória prestigiosa: estreou na 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Veneza, onde foi premiada como Melhor Experiência Interativa da mostra de Realidade Virtual.

Também foi premiada no Festival de Berlim, Kaohsiung Film Festival, entre outros, e exibida na Mostra de São Paulo, Raindance Film Festival, Kaboom Animation Festival, GIFF VR Lounge Korea, Festival de Roterdã, VR Days Europe e outros. Depois disso, teve seu lançamento comercial global no Oculus Quest, dispositivo de realidade virtual de maior alcance no mundo inteiro.

Em junho de 2020, A Linha integrará a pioneira edição conjunta dos festivais de Tribeca e Cannes, que acontecerá virtualmente em um museu imersivo on-line, o Museum of Other Realities, entre os dias 24 e 26 de junho. Trata-se de uma edição histórica de dois dos maiores festivais de cinema e realidade virtual do mundo, unindo suas forças para permitir que o público tenha uma experiência similar àquela dos festivais físicos sem sair de casa, por conta da pandemia de Covid-19 e às medidas emergenciais de isolamento social adotadas.

A arena interativa do festival acontecerá dentro do Museum of Other Realities, uma galeria de arte virtual com trabalhos imersivos de artistas em realidade virtual de todo o mundo. No MOR, os visitantes poderão encontrar a exposição permanente do museu ou a mostra temporária do festival. Durante os dias da mostra, o aplicativo estará disponível gratuitamente.

alinhatribecacannes2Maquete da experiência em realidade virtual.

A Linha é uma experiência narrativa e interativa, ambientada em uma maquete de São Paulo na década de 1940, e uma história sobre amor e rotina. Nela, o espectador interage com uma maquete encantada onde vivem dois bonecos em miniatura, Pedro e Rosa. A experiência convida a desfrutar as traquitanas da maquete e até mesmo se aventurar debaixo do maquinário, explorando um lado misterioso daquele mundo. Assim, descobrimos a história dos dois personagens que são perfeitos um para o outro, mas tem medo de sair dos trilhos, hesitando em quebrar as barreiras físicas e psicológicas que os impedem de viver juntos.

Os frequentadores do festival poderão desfrutar dessa experiência em inglês, narrada pelo ator brasileiro Rodrigo Santoro, ou em português, narrada por Simone Kliass. A narrativa, originalmente projetada para que o público se locomova em torno da história em uma área de 2.5x2m no modo “quarto inteiro”, também poderá ser aproveitada por pessoas com dificuldade de locomoção ou espaços reduzidos, no modo “sentado”.

A Linha, produzida pela ARVORE, estúdio sediado em São Paulo, será exibida junto a diversas experiências interativas renomadas em realidade virtual como Battlescar: Punk Was Invented By Girls, de Martin Allais e Nico Casavecchia; e Great Hoax: The Moon Landing, de John Hsu e Marco Lococo, que estreará globalmente no festival, compondo uma curadoria criteriosa de Tribeca Virtual Arcade e Cannes XR, áreas dos festivais dedicadas à realidade virtual.

alinhafoto2Trabalho premiado em diversos festivais.

“É uma honra enorme ser um dos precursores deste novo ecossistema de exibição, que infelizmente se tornou urgente por conta da pandemia, mas que será muito mais inclusivo e democrático conforme a tecnologia da realidade virtual continuar se popularizando. O público não terá mais que necessariamente viajar para participar de grandes festivais”, afirma o diretor Ricardo Laganaro.

Em 2020, os festivais propõem um modelo inovador em que o público não apenas poderá assistir as obras, mas também participar de encontros de negócios, acompanhar conferências, entrar em contato com criadores, artistas e grandes figuras da indústria. “Ver festivais tão grandes e tradicionais como Tribeca e Cannes se unindo para fazer uma mostra conjunta neste novíssimo formato de exibição é a prova de que podemos usar a tecnologia em momentos difíceis para sermos melhores”, completa Laganaro.

O renomado diretor Ricardo Laganaro entrou no mundo imersivo em 2012, criando uma experiência para a cúpula do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Ele também dirigiu vídeos em 360º que juntos somam mais de 60 milhões de visualizações e criou o documentário em realidade virtual Step to the Line, que estreou no Tribeca Film Festival e foi selecionado para mais de 30 festivais em todo o mundo, sendo exibido recentemente no festival on-line We Are One: A Global Film Festival.

Confira o trailer de A Linha:

Fotos: Divulgação.

Comentários