8 ½ Festa do Cinema Italiano 2022: conheça os filmes selecionados

por: Cinevitor
Toni Servillo em O Rei do Riso, de Mario Martone.

Em 2022, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano acontecerá entre os dias 28 de julho e 10 de agosto e volta ao formato presencial. Esta edição amplia mais uma vez seu circuito e traz uma seleção com os melhores filmes italianos dos últimos anos, todos inéditos nas salas de cinema do Brasil.

O evento estará presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Porto Alegre. Na sequência, entre os dias 4 e 10 de agosto, será a vez de Vitória, Fortaleza, Natal, Belém, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Santos, Campinas, Goiânia, Niterói e Maringá.

Como parte da programação contemporânea, que conta com pré-estreias exclusivas em território brasileiro, o festival este ano homenageia Ennio Morricone, que morreu em 2020, e traz a exibição especial de Ennio, o Maestro, documentário que Giuseppe Tornatore, de Cinema Paradiso e Malena, realizou sobre a vida e obra do grande maestro.

Exibido na 78ª edição do Festival de Veneza, Ennio, o Maestro revela o compositor e maestro por meio de uma longa entrevista conduzida por Tornatore, além de depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns muito conhecidos do grande público como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, Joan Baez, Lina Wertmüller, John Williams e Hans Zimmer. A esta longa lista de admiradores e colaboradores, juntam-se fragmentos da vida privada de Morricone, gravações dos espetáculos, excertos dos filmes e imagens inéditas dos arquivos pessoais.

A programação da homenagem conta com a colaboração especial de Marco Morricone, filho de Ennio Morricone, que participará de um debate on-line com o público: “Papai pode ser considerado um compositor versátil, que em mais de meio século, escreveu tanto música absoluta [concebida como um ato criativo livre e não condicionado] quanto música aplicada [a serviço de outra arte: cinema, teatro, televisão]“, comentou Marco.

Ennio Morricone compôs mais de 500 trilhas sonoras para o cinema e TV.

Sempre de olho no que de melhor a produção italiana contemporânea tem produzido tanto no cinema clássico quanto no de vanguarda, o Festa do Cinema Italiano traz uma programação que une jovens talentos com veteranos, experimentações e filmes de linguagem clássica.

Na lista dos veteranos, Paolo Taviani chega com Leonora, Adeus (Leonora addio), seu primeiro longa-metragem depois da morte de seu irmão e parceiro de toda a vida, Vittorio Taviani, para quem dedica o filme. Exibido no Festival de Berlim deste ano, o longa levou o Prêmio Fipresci, da Federação Internacional de Críticos de Cinema. O filme parte da história real do escritor Luigi Pirandello e cria uma fábula ousada, que traz cenas de clássicos do neorrealismo italiano mescladas com cenas filmadas por Taviani, que conta a história das cinzas do autor.

Il Buco traz ao festival a vanguarda e a experimentação do cineasta Michelangelo Frammartino, que recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival de Veneza do ano passado. O cineasta milanês une o cinema de observação documental à fabulação para criar narrativas inovadoras, que mergulham fundo no cotidiano de seus personagens.

Experimentação, ousadia, vanguarda e também um clássico: tudo isso se aplica ao longa Mamma Roma, do mestre Pier Paolo Pasolini, que ganha homenagem em memória de seus 100 anos, completados em 5 de março último. Interpretada magistralmente por Anna Magnani, Mamma Roma é uma prostituta de meia-idade que sonha em mudar de classe social para poder voltar a viver com seu filho adolescente, Ettore. Ela faz de tudo para dar uma vida melhor a ele, mas o jovem não quer saber de estudar ou trabalhar e vive na rua com os amigos arruaceiros. Quando o passado de Mamma volta a atormentá-la, ela vai perceber que o recomeço é incerto e, talvez, inalcançável.

Cena de Freaks Out, de Gabriele Mainetti.

Ousadia e vanguarda também marcam o moderno Freaks Out, de Gabriele Mainetti, vencedor de seis prêmios no David di Donatello e consagrado nos festivais de Roterdã e Veneza. A história se passa na Roma da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente 1943, quando Matilde, Cencio, Fulvio e Mario vivem como irmãos no circo dirigido por Israel. Os heróis desta vez descobrem o valor de seus poderes quando Israel desaparece misteriosamente, talvez em fuga ou talvez capturado pelos nazistas. Eles, então, são deixados sozinhos na cidade ocupada, mas os seus poderes sobrenaturais vão despertar a atenção de alguém, com um plano que poderá mudar o curso da História.

Sobre cinema autoral, Guia Romântico para Lugares Perdidos (Guida romantica a posti perduti), de Giorgia Farina, ganha destaque na programação com Clive Owen, Jasmine Trinca e Irène Jacob no elenco. E mais: o consagrado ator Toni Servillo, de A Grande Beleza, marca presença em O Rei do Riso (Qui rido io), de Mario Martone, no papel do lendário Eduardo Scarpetta, mestre da comédia italiana; o longa foi premiado no Festival de Veneza e no David di Donatello.

A programação traz também: Eu, Leonardo (Io, Leonardo), de Jesus Garces Lambert, com Luca Argentero no papel de Leonardo da Vinci; Tintoretto: Um Rebelde em Veneza (Tintoretto. A Rebel in Venice), de Giuseppe Domingo Romano, documentário narrado por Helena Bonham Carter, que celebra os 500 anos do nascimento do último grande artista do Renascimento Italiano; o drama Laços (Lacci), de Daniele Luchetti, premiado no Festival de Veneza; Mulheres Rebeldes (Una Femmina), de Francesco Costabile, exibido no Festival de Berlim deste ano; e a comédia dramática Tempos Super Modernos (E noi come stronzi rimanemmo a guardare), dirigido por Pif.

O 8 ½ Festa do Cinema Italiano é um evento organizado no Brasil pela Associação Il Sorpasso e Risi Film Brasil e com apoios e promoção dos Institutos Italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo, com o suporte institucional da rede diplomático-consular italiana no Brasil, além da organização logística da Bonfilm.

Fotos: Divulgação.

Comentários