6º Cine Sítio divulga filmes selecionados e programação completa

por: Cinevitor
João Cândido no curta Condomínio Fechado, realizado pela Oficina Documentando.

A sexta edição do Cine Sítio, que acontecerá entre os dias 16 e 18 de junho, no município de Nazarezinho, alto sertão da Paraíba, celebra o retorno das atividades depois de um período de pausa. O festival itinerante apresenta o universo do audiovisual para os sítios Caiçara, Cedro do Luiz e Cedro de Cima.

O Cine Sítio nasceu da necessidade de levar a sétima arte para os confins do sertão rural, lugares improváveis e geralmente esquecidos das rotas culturais de forma geral. A iniciativa do cineasta Ramon Batista e da produtora cultural Iris Mendes é democratizar com a população rural as produções realizadas dentro e fora da Paraíba, inclusive do próprio sertão, como forma de fazer entender que é possível sonhar e realizar produções audiovisuais, mesmo morando entre serras e silêncios prolongados. 

Com curadoria do professor e cineasta Bertrand Lira e produção da também professora e cineasta Veruza Guedes, o evento vai além das exibições de filmes. A programação conta com três oficinas realizadas nas escolas de Nazarezinho: Fazendo Filmes Curtíssimos, com o cineasta Marcelo Quixaba; O uso de filmes em sala de aula, ministrada por Orlando Junior; e Entendendo o cinema 3D e produzindo óculos para exibições, com Adilson Barros. A arte desta edição foi criada por Getúlio Saviano e remete à casa onde viveu o cangaceiro Chico Pereira, que é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico da Paraíba e localizada na Fazenda Jacu, em Nazarezinho; esta construção ajuda a contar a história do cangaço no estado.

O Cine Sítio, assumindo o compromisso de divulgar notáveis obras de cineastas paraibanos e não paraibanos, traz visibilidade e atua como uma importante vitrine para estes profissionais. Além disso, a democratização do acesso à cultura através da gratuidade de todas as ações promovidas pelo evento, como parte de uma iniciativa voltada para formação do público, o Cine Sítio amplia sua audiência através de parcerias formadas com escolas públicas e privadas da rede de ensino da cidade de Nazarezinho; levando alunos do ensino fundamental e médio para sessões exclusivas, de caráter lúdico e educativo, com conteúdo específico para cada faixa etária.

Além dos filmes, a programação traz também diversas atrações especiais, como: exposição fotográfica Moagem, de Ramon Batista; apresentação musical com a dupla de violeiros Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano; apresentação de Iponax Vila Nova; apresentação teatral Torturas de um Coração, do Grupo Teatro Oficina; palestra Os Desafios da produção cultural no sertão: do financiamento à divulgação, com Laércio Ferreira; apresentação musical de Bichara do Acordeon e Forrozão Xote Bom; além de uma homenagem à produtora cultural Iris Mendes.

Conheça os filmes que serão exibidos no Cine Sítio 2022:

DIA 1 – 16/06 (quinta-feira)
SÍTIO CEDRO DO LUIZ

Cabocolino, de João Marcelo (PE)
Derradeiro de Maio, de Eduardo Consonni e Rodrigo T. Marques (SP)
No Oco do Tempo, de Antonio Fargoni (PB)
Nonna, de Maria Augusta V. Nunes (SC)
Rasga Mortalha, de Pattrícia de Aquino (PB)

DIA 2 – 17/06 (sexta-feira)
SÍTIO CEDRO DE CIMA

Cine Aurélio, de Kennel Rógis (PE)
Condomínio Fechado, de Oficina Documentando (PB)
Nem Todas as Manhã são Iguais, de Fabi Melo (PB)
Remoinho, de Tiago A. Neves (PB)
Terra Vermelha, de Allan Marcus e Leonardo Gonçalves (PB)
Uma Passagem em 3 Tempos, de Rebeca Souza (PB)

DIA 3 – 18/06 (sábado)
SÍTIO CAIÇARA

Cercas, de Ismael Moura (PB)
Quitéria, de Tiago A. Neves (PB)
Reinado Imaginário, de Hipólito Lucena (PB)
Shakti, de Ricardo Peres (SP)
Um Som de Resistência, de Genilson de Coxixola (PB)
Uma Aventura na Caatinga, de Laércio Ferreira (PB)
Uma Noite no Sítio, de Lucas Galvão (PB)

Foto: Marlom Meirelles.

Comentários