5ª Ciranda de Filmes – Música, linguagem da vida: programação gratuita com mais de 70 filmes e oficinas

por: Cinevitor

amazoniagroovecirandaCena do documentário Amazônia Groove: destaque da programação.

A Ciranda de Filmes, que acontecerá entre os dias 23 e 26 de maio, tem como proposta refletir a conexão do ser humano com diversos segmentos da cultura e com a educação. O evento oferece programação gratuita, com exibições de filmes, oficinas e bate-papo no Espaço Itaú de Cinema, na Augusta, em São Paulo. Além disso, pela primeira vez a Ciranda de Filmes terá itinerância nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Salvador e Porto Alegre em agosto deste ano.

A Tuba to Cuba, de T.G. Herrington e Danny Clinch; Esteban, de Jonal Cosculluela; Kinders, de Arash T. Riahi e Arman T. Riani; Listen to the silence, de Marian Chachia; Mantra: Sounds into Silence, de Georgia Wyss e Wari OM; In Pursuit of Silence, de Patrick Shen; e School Life, de David Rane e Neasa Ní Chianáin são alguns dos longas, inéditos nos cinemas brasileiros, que compõem a seleção de mais de 70 títulos da 5ª Ciranda de Filmes.

Being Hear, Rocknrollers e Peter & the Wolf são destaques entre os curtas, que em sua maioria serão exibidos antecedendo os títulos de longa ou média-metragem. Além de filmes, estão programados no evento bate-papos, vivências, oficinas e sessões especiais seguidas de conversas com cineastas, músicos, educadores e artistas.

A abertura para convidados será na quarta-feira, 22/05, com a pré-estreia de Amazônia Groove, de Bruno Murtinho, que estará presente na sessão. O filme, vencedor do Prêmio de Fotografia no Festival SXSW, South by Southwest, documenta várias manifestações artísticas através de ritmos da região do Amazonas. Além da pré-estreia, Amazônia Groove terá mais uma exibição na Ciranda, no dia 23, seguida de debate com o diretor e entrará em cartaz com exclusividade no circuito Itaú Cinemas.

A música, portanto, está presente em todos os curtas, médias e longas selecionados pelas curadoras Fernanda Heinz e Patrícia Durães para esta edição do evento. Além dos títulos inéditos nos cinemas do país, o público poderá ver ou rever muitos filmes que integram a programação que propõe refletir como a música pode influenciar na saúde, no bem-estar e no desenvolvimento do ser humano, a partir da gestação.

velhaafiarcurtaA Velha a Fiar, de Humberto Mauro: curta realizado em 1964.

Entre as obras a serem reapresentadas na 5ª Ciranda de Filmes, destacam-se: As Canções, de Eduardo Coutinho; Alive Inside, de Michael Rossato-Bennett; Nelson Freire, de João Moreira Salles; A Pessoa é Para o Que Nasce, de Roberto Berliner; Everybody’s Cage, de Sandra Trostel; Tropicália, de Marcelo Machado; Violeta foi para o céu, de Andrés Wood; As Hiper Mulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro; Palavra (En) Cantada, de Helena Solberg e outros longas, além de vários curtas como A Velha a Fiar, de Humberto Mauro; Hermeto, Campeão, de Thomas Farkas; Uma Pequena Mensagem do Brasil ou (A Saga de Castanha e Caju contra o encouraçado Titanic), de Walter Salles e Daniela Thomas.

As vivências e conversas musicais, que serão realizadas ao longo do evento, contarão com a participação de profissionais das áreas de saúde, música, educação e cultura para debater e refletir com o público temas como a importância da música na inclusão social, no ensino, no desenvolvimento da criança e do jovem e o seu papel no cinema. Já a proposta das três oficinas é oferecer ao público interessado: saúde e bem-estar através do ritmo, critérios e procedimentos da crítica cinematográfica e um amplo panorama do universo das trilhas originais compostas para cinema, nas oficinas de Gustavo Gitti, Sergio Rizzo e Tony Berchmans.

Além da programação paralela e da exibição de filmes, o público da Ciranda poderá desfrutar da ambientação especial que será instalada saguão do Espaço Itaú de Cinema Augusta para os dias do evento: um coreto com vários fones de ouvido e diversas playlists estarão disponíveis para quem desejar meditar e ouvir boa música, sons da natureza e cirandar com as canções da cultura da infância.

Confira a vinheta da Ciranda de Filmes 2019 – Música, linguagem da vida:

Foto: Divulgação.

Comentários