42ª Mostra de São Paulo: pré-indicados ao Oscar de melhor filme estrangeiro se destacam na programação

por: Cinevitor

burningmostraAh-In Yoo em cena do filme Em Chamas: representante da Coreia do Sul.

Com 336 títulos, a 42ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontece até o dia 31 de outubro, traz em sua seleção um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial está produzindo, além das principais tendências, temáticas, narrativas e estéticas produzidas em todo o mundo.

Como de costume, a programação conta com obras já indicadas por seus respectivos países para concorrerem à uma vaga entre os finalistas da categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2019. Entre os 19 filmes pré-selecionados pela Academia, que serão exibidos na Mostra, destacam-se: o japonês Assunto de Família, de Hirokazu Kore-eda, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano, e o documentário austríaco A Valsa de Waldheims, de Ruth Beckermann, premiado em Berlim.

Conheça os 19 filmes pré-selecionados para o Oscar 2019 que serão exibidos na 42ª Mostra de São Paulo:

ARGENTINA: O Anjo (El Ángel), de Luis Ortega
Elenco: Lorenzo Ferro, Chino Darín, Daniel Fanego, Mercedes Morán, Cecilia Roth, Peter Lanzani, Luis Gnecco, Malena Villa, William Prociuk.
Sinopse: Baseado em uma história real, o filme acompanha o adolescente Carlitos, que, em 1971, fazia sucesso com seus cabelos loiros e o jeito de galã de cinema. Mas o garoto escondia seu verdadeiro talento: cometer crimes. Quando ele conhece Ramon em sua nova escola, os dois embarcam em uma jornada de descobertas, amor e crime. Matar é apenas um desdobramento aleatório da violência, que aumenta em uma escalada contínua. Por causa de sua aparência delicada, Carlitos passa a ser conhecido como O Anjo da Morte.

ÁUSTRIA: A Valsa de Waldheims (Waldheims Walzer), de Ruth Beckermann
Prêmio Glashütte de melhor documentário original no Festival de Berlim
Sinopse: O documentário revela o passado nazista do austríaco Kurt Waldheim, ex-secretário-geral da ONU. Criado a partir de material de arquivo dos anos 1970 e 1980, o filme revela as filiações nazistas de Waldheim, que negava veementemente qualquer relação com o 3º Reich, e ainda mostra como era feito o uso bem-sucedido do antissemitismo e da propaganda populista.

BRASIL: O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues
Elenco: Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Antonio Fagundes, Juliano Cazarré, Marcos Frota, Mariana Ximenes e Vincent Cassel.
Sinopse: Em um universo fantástico, cinco gerações de uma mesma família circense são apresentadas. Da inauguração do Grande Circo Místico, em 1910, até os dias de hoje, Celavi, o mestre de cerimônias que nunca envelhece, ajuda a contar as aventuras e os amores dos Kieps, desde seu auge à decadência. Baseado no poema homônimo de Jorge de Lima.

oanjomostraoscarLorenzo Ferro em O Anjo, de Luis Ortega: representante argentino.

CAMBOJA: Túmulos Sem Nome (Les tombeaux sans noms), de Rithy Panh
Sinopse: Quando uma criança de 13 anos de idade, que perdeu a maior parte da família sob o regime do Khmer Vermelho, embarca em uma procura pelas sepulturas de seus familiares, o que ela encontra lá? O documentário registra a busca por paz espiritual, tanto para quem foi morto quanto para os sobreviventes do sistema político que dominou o Camboja na década de 1970.

COREIA DO SUL: Em Chamas (Beoning/Burning), de Chang-dong Lee
Prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes.
Elenco: Ah-In Yoo, Steven Yeun, Jong-seo Jeon, Soo-Kyung Kim, Seung-ho Choi, Sung-Keun Moon.
Sinopse: Jongsu é um entregador que, no meio de um trabalho, reencontra Haemi, uma garota que já morou em sua vizinhança. A moça pergunta se ele poderia cuidar do seu gato enquanto ela estiver na África. Na volta, Haemi apresenta Jongsu a Ben, um jovem enigmático que ela conheceu durante a viagem. Um dia, Ben conta a Jongsu sobre seu hobby mais incomum. Baseado no conto Queimar Celeiros, do escritor japonês Haruki Murakami.

DINAMARCA: Culpa (Den skyldige/The Guilty), de Gustav Möller
Prêmio do Público no Festival de Roterdã e no Festival de Sundance
Elenco: Jakob Cedergren, Jessica Dinnage, Omar Shargawi.
Sinopse: Uma delegacia de polícia em algum lugar na Dinamarca. O policial Asger Holm está cuidando das chamadas de emergência nesta noite. Seu turno está quase no fim. Ele atende uma ligação de uma mulher sequestrada. Quando a ligação é desligada repentinamente, começa a busca pela vítima e seu sequestrador. Com o telefone como sua única ferramenta, Holm entra numa corrida contra o tempo para salvar essa mulher em perigo. Ele logo percebe, porém, que está lidando com um crime muito maior do que pensava.

culpamostraoscarJakob Cedergren em cena de Culpa, suspense dinamarquês.

EGITO: Yomeddine, de A.B. Shawky
Elenco: Rady Gamal, Ahmed Abdelhafiz, Osama Abdallah, Shahira Fahmy.
Sinopse: Beshay, um homem que foi curado de lepra, nunca deixou a colônia isolada, no deserto do Egito, onde foi abandonado quando criança. Após a morte de sua mulher, ele finalmente decide partir em uma jornada em busca de suas raízes. Acompanhado de seu burro e de Obama, um jovem órfão, Beshay cruza o país na esperança de encontrar uma família, um lar e um pouco de humanidade.

ESLOVÊNIA: O Intérprete (The Interpreter), de Martin Šulík
Elenco: Jirí Menzel, Peter Simonischek, Zuzana Mauréry.
Sinopse: Ali Ungár, um intérprete de 80 anos de idade, viaja para Viena à procura de um ex-oficial nazista que pode ser o responsável pela execução dos seus pais na Eslováquia. Ele encontra apenas Georg, filho desse homem, um bon vivant aposentado que se distanciou do passado do pai. Mas a visita de Ali desperta seu interesse, e os dois partem para a Eslováquia em busca de testemunhas que sobreviveram à tragédia da guerra. Suas diferentes visões e experiências de vida resultam em tensões e momentos cômicos, numa jornada em que descobrem questões profundas e conflitos não resolvidos.

ISLÂNDIA: Uma Mulher em Guerra (Kona fer í stríð), de Benedikt Erlingsson
Elenco: Halldóra Geirharðsdóttir, Jóhann Sigurðarson, Juan Camillo Roman Estrada.
Sinopse: Halla tem 50 anos e, nos bastidores de uma rotina tranquila, leva uma vida dupla como ativista ambiental. Secretamente, ela trava uma guerra particular contra a indústria local de alumínio. À medida que suas ações se tornam mais ousadas, indo desde pequenos atos de vandalismo até sabotagem industrial, ela consegue pausar as negociações entre o governo islandês e a corporação que está construindo uma nova fundição de alumínio. Porém, assim que começa a planejar sua maior e mais ousada operação, Halla, inesperadamente, recebe uma carta que muda tudo. Seu pedido de adoção foi finalmente aceito e há uma menina esperando por ela na Ucrânia.

yomeddineoscarmostraRady Gamal e Ahmed Abdelhafiz no drama egípcio Yomeddine.

JAPÃO: Assunto de Família (Manbiki kazoku/Shoplifters), de Hirokazu Kore-eda
Palma de Ouro no Festival de Cannes
Elenco: Kirin Kiki, Lily Franky, Sôsuke Ikematsu, Sakura Andô, Miyu Sasaki.
Sinopse: Depois de uma sessão de furtos, Osamu e seu filho se deparam com uma garotinha passando frio ao relento. A princípio relutante em abrigá-la, a esposa de Osamu concorda em cuidar da menina depois de saber das dificuldades que ela enfrenta. Embora a família seja pobre, mal ganhando o suficiente para sobreviver por meio de pequenos crimes, eles parecem felizes. Até que um incidente revela segredos que testam os laços que os unem.

LÍBANO: Cafarnaum (Capharnaüm), de Nadine Labaki
Prêmio do Júri no Festival de Cannes
Elenco: Zain Al Rafeea, Kawsar Al Haddad, Fadi Yousef, Alaa Chouchnieh.
Sinopse: Zain é um menino de 12 anos que se comporta como adulto devido ao sofrimento que passou: fugiu dos pais abusivos, foi morar nas ruas, cuidou da refugiada Rahil e de seu bebê e foi preso por um crime violento. O garoto, então, decide entrar nos tribunais com um processo contra seus pais, acusando-os do “crime” de lhe dar a vida.

LUXEMBURGO: Gutland, de Govinda Van Maele
Elenco: Vicky Krieps, Frederick Lau, Pit Bukowski.
Sinopse: Um homem com um passado misterioso chega a uma vila, apenas com uma mala. Ele procura trabalho, mas os habitantes do local, desconfiados e hostis, lhe negam qualquer oportunidade. Apenas quando Lucy, a indisciplinada filha do prefeito, o acolhe é que os cidadãos passam a integrá-lo na rotina da cidadezinha. Mas, com o passar do tempo, fica evidente que ele não é o único no lugar que esconde um passado sombrio. Algo sinistro está encoberto sob a superfície imaculada desse pequeno e pitoresco mundo, e que lentamente o atrai.

filmenadineoscarmostraZain Al Rafeea no drama libanês Cafarnaum, de Nadine Labaki.

MACEDÔNIA: O Ingrediente Secreto (Iscelitel), de Gjorce Stavreski
Elenco: Blagoj Veselinov, Anastas Tanovski, Aksel Mehmet, Aleksandar Mikic.
Sinopse: Vele é um mecânico ferroviário que cuida do pai, que tem câncer. Para amenizar suas dores, ele desenvolve um bolo com maconha. Sua paz termina quando traficantes e vizinhos enxeridos querem descobrir a fórmula do doce. Vele e o pai, então, rumam para uma cidade remota, onde costumavam passar férias. Contudo, o chefe da máfia os encontra e diz que poupará a vida deles em troca da receita.

MÉXICO: Roma, de Alfonso Cuarón
Leão de Ouro no Festival de Veneza
Elenco: Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Diego Cortina Autrey, Carlos Peralta.
Sinopse: O filme se passa no início dos anos 1970, na Cidade do México, e acompanha uma família de classe média. Cleo é uma doméstica que trabalha na casa de Sofia, mãe de quatro filhos e que sofre com a ausência do marido. Ela faz de tudo para ajudar a patroa a cuidar das crianças, a quem ama como se fossem seus próprios filhos, ao mesmo tempo em que precisa lidar com o término de seu relacionamento. As duas mulheres lutam com as mudanças no lar e na cidade, que é tomada por milícias do governo e por passeatas de estudantes.

POLÔNIA: Guerra Fria (Zimna wojna/Cold War), de Pawel Pawlikowski
Melhor Direção no Festival de Cannes
Elenco: Joanna Kulig, Tomasz Kot, Borys Szyc, Agata Kulesza, Jeanne Balibar.
Sinopse: Uma história de amor entre duas pessoas de origens distintas e temperamentos diferentes, fatalmente incompatíveis, mas ainda assim fatalmente condenadas uma à outra. Tendo como pano de fundo a Guerra Fria na década de 1950 na Polônia, em Berlim, na antiga Iugoslávia e em Paris, o filme retrata um amor impossível em tempos impossíveis.

romacuaronmostra42Dirigido pelo mexicano Alfonso Cuarón, Roma será o filme de encerramento da Mostra.

PORTUGAL: Peregrinação, de João Botelho
Elenco: Jani Zhao, Catarina Wallenstein, Filipe Vargas, Rui Morisson.
Sinopse: O explorador português Fernão Mendes Pinto passou mais de duas décadas no Oriente. Algumas de suas aventuras foram narradas em um livro que levou nove anos para ser concluído, sendo publicado postumamente em 1614. A obra registra uma história sem paralelo sobre algumas das maiores aventuras já vividas. O longa é baseado em trechos da publicação, bem como em eventos históricos verificados.

ROMÊNIA: Eu Não Me Importo se Entrarmos para a História como Bárbaros (Îmi este indiferent daca în istorie vom intra ca barbari), de Radu Jude
Elenco: Ioana Iacob, Alex Bogdan, Alexandru Dabija.
Sinopse: “Eu não me importo se entrarmos para a história como bárbaros”: essas palavras foram ditas no Conselho Ministerial, durante o verão de 1941, e deram início à limpeza étnica da Frente Oriental, principal frente europeia durante a Segunda Guerra Mundial. Uma jovem artista decide reencenar esse episódio histórico de seu país.

TAILÂNDIA: Malila: A Flor do Adeus (Malila: The Farewell Flower), de Anucha Boonyawatana
Elenco: Sukollawat Kanarot, Sumret Muengput, Anuchit Sapanpong.
Sinopse: Pitch e Shane, dois ex-namorados, buscam uma cura para a dor de suas vidas atuais revivendo esse antigo romance. Depois que um deles morre, o outro se torna monge e perambula pela selva. Lá, ele encontra novamente seu amante, agora em outra forma.

TURQUIA: A Árvore dos Frutos Selvagens (Ahlat Agaci), de Nuri Bilge Ceylan
Elenco: Dogu Demirkol, Murat Cemcir, Bennu Yildirimlar
Sinopse: Sinan é apaixonado por literatura e sempre quis ser escritor. De volta à aldeia onde nasceu, ele se empenha em juntar o dinheiro que precisa para ter seu trabalho publicado, mas as dívidas de seu pai acabam o encontrando.

Fotos: Marcos Ludevid, Nikolaj Møller/Divulgação.

Comentários