33º GLAAD Media Awards: conheça os indicados

por: Cinevitor
Milena Smit e Penélope Cruz em Mães Paralelas, de Pedro Almodóvar.

A GLAAD, Gay & Lesbian Alliance Against Defamation, é uma ONG americana que monitora publicações relacionadas ao público LGBTQIA+ na mídia. Foi fundada em novembro de 1985 por jornalistas e escritores em resposta à uma cobertura sensacionalista do New York Post sobre a epidemia da AIDS.

Desde 1990 realiza uma premiação, conhecida como GLAAD Media Awards, que reconhece e homenageia os meios de comunicação e artistas por suas representações justas, precisas e inclusivas na comunidade LGBTQIA+ e os problemas que afetam sua vidas. O evento já se tornou a premiação anual LGBTQ mais visível do mundo, com mensagens poderosas de aceitação para o público global.

Para sua 33ª edição, o anúncio dos indicados foi realizado em uma transmissão ao vivo na conta da GLAAD no TikTok e apresentado pela drag performer Gottmik, que participou da 13ª temporada de RuPaul’s Drag Race. Os vencedores serão anunciados em duas cerimônias: primeiro no dia 2 de abril, em Los Angeles; e depois, no dia 6 de maio, em Nova York.

Em comunicado oficial, Sarah Kate Ellis, presidente e CEO da GLAAD, disse: “A mídia pode criar mudanças positivas e os indicados deste ano representam projetos, histórias e criadores poderosos que mudaram positivamente a cultura e iluminaram o público com histórias LGBTQ novas e impactantes. Há mais indicados este ano do que nunca, destacando um cenário crescente de visibilidade LGBTQ e servindo como um lembrete para o papel crítico que o cinema, a televisão, a música, o jornalismo e outras formas de mídia podem desempenhar na crescente aceitação LGBTQ no mundo diante de ataques contínuos contra nossa comunidade”.

Entre os indicados desta edição, destacam-se pessoas negras e trans em diversas funções. Além disso, duas novas categorias foram lançadas: Outstanding New TV Series, que reconhece séries de comédia ou drama em sua primeira temporada e que incluem histórias LGBTQ impactantes; e Outstanding Original Graphic Novel/Anthology, que reconhece uma graphic novel original ou uma coleção de contos que aparecem no mesmo livro lançado por uma editora convencional.

Neste ano, o GLAAD Media Awards também entregará o Prêmio Barbara Gittings de Excelência em Mídia LGBTQ, que homenageia um indivíduo, grupo ou meio de comunicação comunitário pioneiro que tenha feito uma contribuição significativa para o desenvolvimento da mídia LGBTQIA+. A homenageada deste ano é a jornalista Franco Stevens, editora fundadora da Curve Magazine, uma das principais revistas de estilo de vida lésbicas do mundo. 

Conheça os indicados ao 33º GLAAD Media Awards nas categorias de cinema:

MELHOR FILME | LANÇAMENTO AMPLO
A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, de Michael Rianda
Amor, Sublime Amor, de Steven Spielberg
Eternos, de Chloé Zhao
tick, tick…BOOM!, de Lin-Manuel Miranda
Todos Estão Falando sobre Jamie, de Jonathan Butterell

MELHOR FILME | LANÇAMENTO LIMITADO
Breaking Fast, de Mike Mosallam
Gossamer Folds, de Lisa Donato
Mães Paralelas, de Pedro Almodóvar
O Canto do Cisne, de Benjamin Cleary
Plano B, de Natalie Morales
Port Authority, de Danielle Lessovitz
Shiva Baby, de Emma Seligman
Suk Suk – Um Amor em Segredo, de Ray Yeung
The Obituary of Tunde Johnson, de Ali LeRoi
Tu Me Manques, de Rodrigo Bellott

MELHOR DOCUMENTÁRIO
A Lenda do Submundo, de Giselle Bailey e Nneka Onuorah
Changing the Game, de Michael Barnett
Cured: Independent Lens, de Bennett Singer e Patrick Sammon
Fuga (Flee), de Jonas Poher Rasmussen
No Ordinary Man, de Aisling Chin-Yee e Chase Joynt
Nuclear Family, de Ry Russo-Young
Pier Kids, de Elegance Bratton
Pray Away, de Kristine Stolakis
Pride (FX)
The Lady and the Dale: Uma Mentira Sobre Rodas, de Nick Cammilleri e Zackary Drucker

MELHOR FILME PARA TV/STREAMING
Nash Bridges, de Greg Beeman
Rua do Medo (trilogia)
The Christmas House 2: Deck Those Halls, de Rich Newey
Um Crush para o Natal, de Michael Mayer
Under the Christmas Tree, de Lisa Rose Snow

*Clique aqui e confira a lista completa com os indicados em todas as categorias.

Foto: Divulgação/El Deseo/Netflix.

Comentários