26º Festival Mix Brasil anuncia filmes internacionais e atrações especiais

por: Cinevitor

colettemixbrasilDenise Gough e Keira Knightley em Colette: filme selecionado.

O 26° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, maior evento cultural dedicado à diversidade da América Latina e um dos maiores do mundo, acontecerá entre os dias 15 e 25 de novembro, em São Paulo. Neste ano, o festival exibirá mais de 110 filmes nacionais e internacionais de diversos países, sendo 44% dirigido por mulheres. Completam a programação atrações que envolvem teatro, música, literatura, laboratório audiovisual, conferência e o BIG MIX Jam 4Diversity, primeiro game jam da diversidade.

Com entrada gratuita em toda a sua programação, o Mix Brasil 2018 abrirá para o público no dia 15 de novembro com show do cantor Johnny Hooker na plateia externa do Auditório Ibirapuera. O filme Bixa Travesty, estrelado por Linn da Quebrada e dirigido por Kiko Goifman e Claudia Priscilla, vencedor do Teddy Award de melhor documentário no Festival de Berlim, completa a programação de abertura, em sessão para convidados.

O 26° Mix Brasil exibirá longas de diretores e atores consagrados que fizeram parte da seleção de importantes festivais. Inéditos em São Paulo, os destaques são: A Pé Ele Não Vai Longe, de Gus Van Sant, com Joaquin Phoenix, Rooney Mara e Jack Black, e indicado ao Urso de Ouro, em Berlim; Colette, de Wash Westmoreland, exibido no Festival de Toronto e protagonizado por Keira Knightley; Um Garoto como Jake, de Silas Howard, com Claire Danes, Jim Parsons e Octavia Spencer; Conquistar, Amar e Viver Intensamente, de Christophe Honoré, exibido na Competição Oficial do Festival de Cannes; e Skate Kitchen, de Crystal Moselle, indicado ao Gotham Awards e exibido em Sundance.

conquistaramarmix1Pierre Deladonchamps, Vincent Lacoste e Denis Podalydès no filme de Christophe Honoré.

A lista conta ainda com diversos filmes premiados e aguardados que farão première no Brasil, entre eles: Meus Dias de Compaixão, de Tali Shalom-Ezer, com Kate Mara e Ellen Page, premiado no Festival de Guadalajara; O Príncipe Feliz, de Rupert Everett, com Colin Firth e Emily Watson, e exibido em Berlim; Nós, os Animais, de Jeremiah Zagar, vencedor do Prêmio NEXT em Sundance; Loucas Noites com Emily, de Madeleine Olnek, com Molly Shannon e Susan Ziegler, exibido no SXSW Film Festival; Mapplethorpe, de Ondi Timoner, com Matt Smith e Marianne Rendón, exibido no Festival de Tribeca; e Eva+Candel, de Ruth Caudeli, com a atriz Silvia Varon, com a presença de ambas na sessão.

Completam a programação: Ela é Ganda, de PJ Raval, vencedor do Prêmio do Público de melhor documentário no Toronto Inside Out; Marilyn, de Martín Rodríguez Redondo, melhor filme no Queer Lisboa; As Filhas do Fogo, de Albertina Carri, exibido no Festival de San Sebastián e vencedor do prêmio de melhor filme no BAFICI; Obscuro Barroco, de Evangelia Kranioti, Prêmio Especial do Júri no Teddy Award, em Berlim; e Tucked, de Jamie Patterson, premiado no L.A. Outfest.

compaixaomixKate Mara e Ellen Page em Meus Dias de Compaixão.

O festival também revisitará obras de importantes realizadoras do cinema mundial com a retrospectiva Pioneirismo Lésbico na Direção, exibindo filmes de Monika Treut, Barbara Hammer, Pratibha Parmar e Adélia Sampaio. Neste ano, o Mix Brasil apresentará a maior seleção de longas-metragens nacionais de sua história. Além disso, contará com a mostra Panorama Brasil e com a competição de curtas-metragens. Clique aqui e confira a lista completa com os filmes brasileiros selecionados, e também de outras mostras, anunciados anteriormente.

A 3ª edição do MixLab Spcine contempla mesas que discutirão temas como panorama da cinematografia latino americana, olhar fotográfico, plataformas Spcine Play, reflexões acerca das novas performatividades, aula sobre direção de elenco e produção cinematográfica em São Paulo, e conta com convidados como: as colombianas Ruth Caudeli, cineasta, e a atriz Silvia Váron; o diretor e curador chileno Sebastián Silva; a diretora, atriz e produtora Helena Ignez; as atrizes Gilda Nomacce e Ana Flávia Cavalcanti; o diretor e roteirista Marcelo Caetano; entre outros.

Diversas atrações que envolvem teatro, música, literatura, dança LGBT e games estão na programação. Além do Mix Music, com o projeto Rainbow Cities, que traz shows de Diego Moraes, Liniker e Mel, o evento contará também com o tradicional Show do Gongo, que acontecerá no dia 25/11, às 16h30, no Centro Cultural São Paulo, comandado por Marisa Orth.

segredodavimixbrasilNicolas Prattes em O Segredo de Davi, de Diego Freitas: competição brasileira.

Já o Mix Literário apresentará 16 mesas com a participação de 63 nomes fundamentais do mercado editorial nacional, autores e editores que irão discutir o lugar da comunidade LGBTI na produção literária. O público também poderá participar da Conferência Mix Brasil, que colocará em pautas questões referentes a política, mercado, identidade, saúde e feminismo em 25 mesas, encontros, debates, cursos, oficinas e rodas de conversas.

Em 2018, o festival  traz uma grande novidade para os fãs dos games: o BIG MIX Jam 4Diversity, primeira game jam sobre a diversidade de São Paulo. O evento acontece na Escola Britânica de Artes Contemporâneas, EBAC, reunindo desenvolvedores de jogos e profissionais do audiovisual para criar jogos com o tema desta edição do Festival: #PensoLogoResisto. E mais: acontece ainda uma pequena mostra de games sobre diversidade, o BIG Diversity, no Centro Cultural São Paulo, de 15 a 25 de novembro, com cinco jogos do Brasil e do exterior.

Com direção de André Fischer, direção artística de João Federici e direção executiva de Josi Geller, o 26° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade acontece no CineSesc, Spcine Olido, Cinemateca Brasileira, Instituto Moreira Salles, Centro Cultural São Paulo e Auditório Ibirapuera. Tudo com entrada gratuita.

Clique aqui e confira a programação completa do Mix Brasil 2018.

Fotos: Divulgação.

Comentários