25º Festival Mix Brasil anuncia filmes internacionais, atrações especiais e entrada gratuita

por: Cinevitor

tomfinlandmixPekka Strang em Tom of Finland: um dos destaques da programação.

O 25º Festival Mix Brasil, maior evento cultural sobre a diversidade sexual da América Latina e um dos maiores do planeta, acontecerá entre os dias 15 e 26 de novembro, em São Paulo, sob a direção artística de João Federici. Neste ano, a programação conta com 159 filmes de 34 países, além de diversas atrações que envolvem teatro, dança, músicas e novos talentos.

Na noite de abertura, além do show da cantora Liniker e os Caramelows na plateia externa do Auditório Ibirapuera, será exibido o drama Me Chame Pelo Seu Nome (Call Me by Your Name), do diretor italiano Luca Guadagnino, que já passou pelos festivais de Berlim, Toronto, Melbourne, San Sebastián e Rio. A trama, protagonizada por Armie Hammer e Timothée Chalamet, conta a história de um um pesquisador americano que se envolve com um jovem europeu, filho do casal que o recebe na Itália.

callmemixArmie Hammer e Timothée Chalamet em Me Chame Pelo Seu Nome: filme de abertura.

O cineasta americano Gus Van Sant, que já confirmou presença no festival, será homenageado com o troféu Ícone Mix pelo conjunto de sua obra e participará da abertura do 2ª MIXLAB SPCINE no dia 17/11, às 11h, na sala Jardel Filho, do Centro Cultural São Paulo, em um encontro aberto ao público (mediante inscrição via site do festival).

Além disso, Van Sant ganha uma retrospectiva dentro do Mix Brasil com a exibição de importantes títulos de sua cinematografia, como: Mala Noche (1985), seu primeiro longa; Garotos de Programa (1991), premiado em Toronto e Veneza; Até as Vaqueiras Ficam Tristes (1993), com Uma Thurman, John Hurt e Lorraine Bracco; Um Sonho Sem Limites (1995), que rendeu o prêmio de melhor atriz para Nicole Kidman no Globo de Ouro; Elefante (2003), vencedor da Palma de Ouro e também do prêmio de melhor direção no Festival de Cannes; e Milk – A Voz da Igualdade (2008), premiado com duas estatuetas douradas no Oscar: melhor ator para Sean Penn e melhor roteiro original para Dustin Lance Black.

garotosprogramamixKeanu Reeves e River Phoenix em Garotos de Programa: dirigidos por Gus Van Sant.

Na programação internacional, destacam-se alguns títulos já indicados por seus respectivos países para concorrerem à uma vaga entre os finalistas da categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2018, como: Conversa Fiada (Ri Chang Dui Hua/Small Talk), de Hui-Chen Huang, representante de Taiwan; Thelma, de Joachim Trier, da Noruega; Tom of Finland, de Dome Karukoski, da Finlândia; e Os Iniciados (Inxeba/The Wound), de John Trengove, da África do Sul.

Produções exibidas em grandes festivais ao redor do mundo também fazem parte da programação do Mix Brasil: God’s Own Country, de Francis Lee, premiado no Festival de Sundance; a comédia musical How to Talk to Girls at Parties, de John Cameron Mitchell, com Nicole Kidman e Elle Fanning, exibido em Cannes; Sonho em Outro Idioma (Sueño en otro idioma), de Ernesto Contreras, vencedor do prêmio do público em Sundance.

E mais: o documentário As Histórias Não Contadas de Armistead Maupin (The Untold Tales of Armistead Maupin), de Jennifer M. Kroot, vencedor do prêmio do público no SXSW Film Festival; o drama japonês Close-Knit (Karera ga honki de amu toki wa), de Naoko Ogigami, vencedor do Prêmio Teddy no Festival de Berlim; o suspense Crepúsculo (Rökkur), da Islândia, dirigido por Erlingur Thoroddsen; o espanhol Os Objetos Amorosos (Los objetos amorosos), de Adrián Silvestre, vencedor do prêmio de melhor filme no Queer Lisboa; o cubano Santa e Andrés, de Carlos Lechuga, premiado no 27º Cine Ceará; e Discreet, de Travis Mathews, exibido no Festival de Berlim.

girlspartymixElle Fanning em How to Talk to Girls at Parties, de John Cameron Mitchell.

Completam a programação internacional: o venezuelano Tamara, de Elia K. Schneider; o drama After Louie, com Alan Cumming e Zachary Booth; o documentário Minha Mãe é Cor-de-rosa (My Mother Is Pink), de Cecilie Debell; o francês Aqueles que Fazem a Revolução pela Metade Apenas Cavam suas Próprias Covas (Ceux qui font les révolutions à moitié n’ont fait que se creuser un tombeau), premiado no Festival de Toronto; o drama biográfico Contra a Lei (Against the Law), sobre o jornalista Peter Wildeblood; o documentário Queercore: How to Punk a Revolution, Yony Leyser, vencedor do Prêmio Felix no Festival do Rio; o drama alemão Looping, de Leonie Krippendorff.

E também: o documentário Minha Maravilhosa Berlim Ocidental (Mein wunderbares West-Berlin), de Jochen Hick; o drama biográfico Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas (Professor Marston and the Wonder Women), sobre o psicólogo William Moulton Marston, criador da famosa personagem em quadrinhos Mulher-Maravilha; o drama canadense Porcupine Lake, de Ingrid Veninger; a comédia dramática Signature Move, de Jennifer Reeder; o drama alemão Centro do Meu Mundo (Die Mitte der Welt); As Misândricas (The Misandrists), de Bruce La Bruce, exibido em Berlim; e o documentário GIRL UNBOUND: A Guerra para Ser Ela Mesma (GIRL UNBOUND: The War to Be Her), de Erin Heidenreich.

wondermixBella Heathcote e Rebecca Hall em Professor Marston e as Mulheres-Maravilhas.

O tradicional Show do Gongo, onde realizadores desapegados apresentam seus vídeos de até 5 minutos para julgamento do público e da apresentadora Marisa Orth, acontecerá no dia 19/11, no Centro Cultural São Paulo.

A 3ª Conferência Internacional [SSEX BBOX] & Mix Brasil traz atrações nacionais e internacionais com foco no combate à violência e nas questões que envolvem a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais, transgêneros, queer, intersexo e assexuais (LGBTQIA+).

O Dramática em Cena traz os espetáculos Processo de Conscerto do Desejo, dirigido e protagonizado por Matheus Nachtergaele; Rituals for Change, performance ao vivo que explora mudanças, transição de gênero e identidade trans; e Desmesura, terceiro espetáculo do Teatro Kunyn inspirado livremente na vida do dramaturgo argentino Raul Taborda Damonte, o Copi. No Mix Music, outra atração musical deste ano é o show da cantora trans Danna Lisboa.

O 25° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade acontecerá no CineSesc, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo, Museu da Diversidade, Auditório Ibirapuera e circuito Spcine com entrada gratuita em todos os eventos e salas.

Clique aqui e confira os filmes brasileiros selecionados para o Festival Mix Brasil 2017.

Fotos: Divulgação/Claire Folger.

Comentários