10º Olhar de Cinema: conheça os filmes selecionados para a mostra Outros Olhares

por: Cinevitor
Cena do documentário brasileiro Deus tem AIDS, de Fábio Leal e Gustavo Vinagre.

Os filmes da mostra Outros Olhares, da décima edição do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, trazem à tona uma variedade de estilos e abordagens sobre questões urgentes. Com oito longas-metragens e onze curtas, a programação evidencia várias propostas e linguagens feitas em torno de uma série de extremidades que refletem a contemporaneidade. 

Entre os longas, destaque para os brasileiros: A Matéria Noturna, de Bernard Lessa, que conta a história de um encontro de amor na hostil Vitória; Deus Tem AIDS, de Fábio Leal e Gustavo Vinagre, selecionado para o Queer Porto e que traz sete artistas e um médico ativista, todos portadores do HIV, e novas imagens e perspectivas sobre o enfrentamento da sorofobia no Brasil; e Nunca Mais Serei a Mesma, de Alice Lanari, uma coprodução com Argentina, Honduras e México, que aborda a violência contra a mulher em países da América Latina. 

A seleção continua com o colombiano A Calmaria Depois da Tempestade, exibido no Mar del Plata Film Festival e que traz Mercedes Gaviria, uma jovem que estudou no exterior e, na sua volta à Colômbia, começa a fazer um diário para tentar compreender o lugar da mulher no mundo no cinema, ainda fortemente arraigado a uma mentalidade patriarcal; Apenas o Sol, no qual a cineasta paraguaia Arami Ullón segue Mateo Sobode Chiqueno, suas histórias gravadas, canções e testemunhos do seu povo Ayoreo em um velho gravador; As Preces de Delphine, de Rosine Mbakam, grande vencedor do IndieLisboa e premiado no Cinéma du Réel, que faz um retrato de uma jovem camaronesa que, como tantas outras de sua geração, é esmagada por padrões de dominação que aprisionam as mulheres africanas.

E mais: Garotas/Museu, de Shelly Silver, uma viagem pela coleção de arte histórica do MdbK, Museu de Belas Artes de Leipzig, na Alemanha, guiada pela experiência e percepções de um grupo de meninas de 7 a 19 anos; e Rumo ao Norte, exibido na mostra Panorama em Berlim e que recebeu Menção Especial no L.A. Outfest, em que o cineasta Angelo Madsen Minax documenta o retorno à sua cidade natal após a misteriosa morte de sua sobrinha de dois anos e a prisão de seu cunhado como culpado.

Entre os curtas, a seleção traz três brasileiros e outros destaques, entre eles, Carta do Seu País Distante, de Suneil Sanzgiri, premiado no Blackstar Film Festival; Levados, de Jean Costa, exibido no Festival du Court Métrage de Clermont-Ferrand; e Lili, Só, de Zou Jing, premiado na Semana da Crítica, em Cannes.

Confira os filmes da mostra Outros Olhares do 10º Olhar de Cinema:

LONGAS-METRAGENS

A Calmaria Depois da Tempestade (Como el cielo después de llover), de Mercedes Gaviria (Colômbia)
A Matéria Noturna, de Bernard Lessa (Brasil)
Apenas o Sol (Apenas el Sol), de Arami Ullon (Paraguai/Suíça)
As Preces de Delphine (Les prières de Delphine), de Rosine Mbakam (Bélgica/Camarões)
Deus Tem AIDS, de Fábio Leal e Gustavo Vinagre (Brasil)
Garotas/Museu (Girls/Museum), de Shelly Silver (Alemanha)
Nunca Mais Serei a Mesma, de Alice Lanari (Argentina/Brasil/Honduras/México)
Rumo ao Norte (North by Current), de Angelo Madsen Minax (EUA)

CURTAS-METRAGENS

A Comunhão da Minha Prima Andrea (A Comuñón da Miña Prima Andrea), de Brandán Cerviño Abeledo (Espanha)
A Culpa Não é Nossa, de Humberto Schumacher (Brasil)
Carta do Seu País Distante (Letter From Your Far-off Country), de Suneil Sanzgiri (EUA)
Eu Espero o Dia da Nossa Independência, de Bruna Carvalho Almeida e Bruna Laboissière (Argélia/Brasil)
Há um Fantasma de Mim (Er Is Een Geest Van Mij/Hay Un Fantasma Mío), de Mateo Vega (Holanda/Peru)
Levados (Gare Aux Coquins), de Jean Costa (França)
Lili, Só (Duo Li), de Zou Jing (China/Hong Kong)
Nha Mila, de Denise Fernandes (Portugal/Suíça)
O que Não Se Vê, de Paulo Abreu (Portugal)
Perto de Você, de Cássio Kelm (Brasil)
Tamgù, de Isabel Loyer e Luis Paris (Argentina/França)

A décima edição do Olhar de Cinema acontecerá entre os dias 6 e 14 de outubro, em formato on-line. Ao todo, a programação terá sete mostras: Competitiva, Novos Olhares, Outros Olhares, Olhares Brasil, Exibições Especiais, Foco e Mirada Paranaense.

Foto: Divulgação.

Comentários